1) o rei D.Sebastiao, eu lírico desse poema, reage a algo que é dito sobre ele
a) qual referências citadas no poema justificam que o rei seja considerado louco?
b) D. Sebastião parece concordar com essa acusação. Transcreva o trecho em que explica o que poderia fazer dele um louco, e em seguida faça uma paráfrase
Respostas
1 - A) As referências utilizadas determinam a loucura devido a necessidade de grandeza.
Do que se trata o poema?
O poema de Fernando Pessoa pertence a obra "As Quinas" uma série de poemas que fazem referência a idealização da felicidade, e também da espiritualidade.
Características do poema:
- O poema é classificado como uma quintilha, ou seja, sua estrutura apresentada em versos agrupados em duas estrofes;
- As duas estrofes que compõem o poema apresentam duas perspectivas sobre a loucura;
- Na primeira estrofe é possível observar a loucura advinda da grandeza, uma característica própria, sendo posteriormente determinado como motivo de orgulho.
Veja mais sobre as características de um poema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20455124
B) Em todo a segunda estrofe é possível observar a identificação de Sebastião com a acusação, como é possível observar no trecho:
"Minha loucura, outros que me a tomem // Com o que nela ia."
O que é uma paráfrase?
A paráfrase pode ser determinada com uma interpretação de um determinado trecho, ou seja, ao definir o trecho em que D. Sebastião parece concordar com essa acusação, deve-se realizar um afirmação ao trecho, utilizando palavras diferentes, a partir de uma perspectiva própria sobre o poema lido.
Portanto, através do trecho "Minha loucura, outros que me a tomem // Com o que nela ia." assim como em todo a segunda estrofe é possível afirmar que existe uma concordância com a loucura.
D. Sebastião define a loucura com algo a se orgulhar, algo inerte ao homem, a loucura passa a ser definida como a fonte de vida. Como pode-se notar a associação de um sujeito sem loucura com um cadáver.
Leia mais sobre paráfrase em: https://brainly.com.br/tarefa/23544290