Respostas
Q: Quais as quatro fases que a Revolução Inglesa pode ser dividida:
R: A Revolução Puritana e a Guerra Civil, de 1640 a 1649;
A República de Oliver Cromwell, de 1649 a 1658;
A Restauração da dinastia Stuart, com os reis Charles II e Jaime II, de 1660 a 1688;
A Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.
Q: Qual foi o rei na Revolução Puritana, que houve uma disputa acirrada pelo poder entre o rei e o Parlamento.
R: Rei Charles I
Q: Depois da execução do rei Charles I, Oliver Cromwell, antigo membro do Parlamento, assume o governo britânico e instaura a Commonwealth. Um dos primeiros atos de Cromwell beneficiou diretamente a burguesia que o apoiava. No entanto, o próprio Cromwell sentia-se ameaçado pelo Parlamento e o fecha em 1653. O que ocorreu depois?
R: manda prender e executar os chefes do Exército que ele mesmo mandara formar. Ainda consegue colocar seu filho, Richard, frente ao governo.
Sem o mesmo prestígio do pai, Richard Cromwell não consegue governar e a própria burguesia pede a volta da monarquia. Em 1660, seu filho ascende ao trono como Charles II e restaura a dinastia Stuart na Inglaterra.
Q: Com a restauração dos Stuart, quais foram os problemas religiosos e políticos da Inglaterra?
R: O rei Charles II era abertamente favorável a uma política de tolerância religiosa, mas o Parlamento, dominado pelos protestantes, era contra. Igualmente, o soberano assina leis que favorecem a Igreja Anglicana em detrimento de outras correntes do protestantismo e da Igreja Católica.
Q: Isto fez surgir duas vertentes políticas que existem até hoje na política britânica, quais foram?
R: Whigs: que desejavam excluir Jaime da linha de sucessão ao trono;
Tory: que não queriam excluir Jaime da linha de sucessão ao trono.
Naturalmente, o rei Charles II se alinhou aos Tories desencadeando uma perseguição aos Whigs. Como não teve filhos com sua esposa e Jaime o sucederia, as sobrinhas tiveram que ser criadas como protestantes.
Q: O que foi a A Revolução Gloriosa?
R: Foi uma revolução sem sangue ou conflitos e que encerrou um período de revoluções na Inglaterra iniciado pela Revolução Puritana.
Q: Por isso, a burguesia só via com bons olhos o fortalecimento da religião protestante, porque?
R: Pois religião protestante defendia a limitação do poder do monarca através do Parlamento. Desta maneira, o católico Jaime II sempre foi visto com desconfiança.