Respostas
Resposta: O IMC (Índice de Massa Corporal) é um padrão internacional de cálculo da obesidade de um indivíduo adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). É o método mais fácil para saber se uma pessoa está com o peso ideal ou não.
A altura (calculada em metros) e o peso (calculado em quilogramas) do indivíduo são os dois fatores levados em conta no cálculo do IMC. Para calcularmos o índice, basta dividirmos o peso de uma pessoa pela sua altura ao quadrado:
IMC = Massa
Altura²
Índices abaixo de 18.5 não são considerados saudáveis segundo a OMS, porém, a pessoa pode muito bem apresentar um biotipo longilíneo e ser saudável. Indivíduos com IMCs entre 18.5 e 25 são considerados normais. Nesse caso, a necessidade de emagrecer é na maioria das vezes de ordem estética. Entre 25 e 30, o indivíduo é considerado acima do peso, apresentando maiores chances de apresentar complicações, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Pessoas com IMCs acima de 30 são consideradas obesas, por isso, em virtude do alto risco de complicações metabólicas, é extremamente recomendável procurar um médico.
Pessoas com uma grande massa muscular podem possuir um IMC elevado sem estarem acima do peso, por isso, esse aspecto é um dos principais problemas do uso do IMC.
Além disso, o índice não leva em consideração os aspectos étnicos e raciais dos indivíduos: um grupo de assessoramento ligado à OMS concluiu que indivíduos de origem asiática com um IMC acima de 23 já são considerados acima do peso.
Não se deve calcular o IMC:
Apesar do IMC ser muito utilizado para verificar se o indivíduo está acima do peso ou não, este método possui algumas falhas e, por isso, recomenda-se que além dele, utilize outros meios de diagnóstico para verificar se o indivíduo está realmente acima ou abaixo do peso ideal, como a medição da prega de gordura, por exemplo.
Assim, o IMC não é o parâmetro ideal para se avaliar o peso ideal em:
*Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. Nesse caso a medida do pescoço é uma melhor opção.
*Idosos: porque não leva em consideração a redução natural dos músculos nessas idades;
*Durante a gravidez: porque não leva em consideração o crescimento do bebê.
Além disso ele é contraindicado em caso de desnutrição, ascite, edemas e em pacientes acamados.
Quem não estiver dentro do peso ideal deve adequar a alimentação e fazer exercícios para conseguir atingir o peso mais indicado para sua altura e idade.
Quando se está abaixo do peso ideal deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes para que o corpo tenha o necessário para se proteger de doenças. Já quem está acima do peso ideal deve consumir menos calorias e fazer algum tipo de atividade física para eliminar os estoques de gordura, que aumenta o risco de doenças cardíacas.