Imagine que você trabalha como analista de um laboratório específico com intuito de diagnosticar doenças, tais como a pancreatite e, você precisa fazer a análise e indicar o laudo com o diagnóstico positivo ou negativo para a doença. Você consegue imaginar quais seriam as etapas bem como os materiais necessários para a realização da análise? A volumetria de neutralização é capaz de dar esse suporte para se determinar o diagnóstico da doença". De maneira bastante análoga à titulação feita com os ácidos graxos livres e hidróxido de sódio, uma titulação de ácido fórmico também pode ser realizada com hidróxido de potássio.
Dessa forma, calcule o pH depois da adição de cada um dos seguintes volumes de hidróxido de potássio de concentração 0,150 M quando adicionado a uma amostra de 35,0 mL de ácido fórmico (HCHOOH) 0,150 M. Dados: Ka do ácido fórmico 1,80 x 10-4.
a) 17,5 mL;
b) 35,0 mL;
c) 35,5 mL;
Anônimo:
tenho esse mapa 43 996315108
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
a) PH < 7;
b) pH = 7
c) pH >7
Explicação:
a) como a concentração é a mesma tanto do ácido ( que possui apenas um íon H+) como da base ( um íon OH-), o volume gasto de base para neutralizar o ácido será o mesmo. Assim se for usado um volume menor da base, não haverá neutralização total, deixando o meio ainda ácido (pH < 7) no item a, já na letra b os volumes são iguais ocorrendo neutralização total, ou seja, o pH terá que ser 7 e na letra c utiliza volume maior de base deixando o meio alcalino (pH > 7).
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás