Leia os excertos abaixo:
Texto 1
Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa é comemorado nesta terça (5/5)
O Dia Mundial da Língua Portuguesa é nesta terça-feira (5). A data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, em 2019, ratificada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em 2020, celebra-se a ocasião mundialmente pela primeira vez: antes disso, o dia era considerado internacional, mas não global. O objetivo é destacar a importância do quinto idioma mais falado no mundo e o mais falado no hemisfério Sul, com 280 milhões de falantes. No entanto, a verdade é que, no Brasil, não há tanto assim a festejar.
A cada 10 brasileiros, três são analfabetos funcionais, tendo dificuldade de entender ou de se expressar por meio de letras no cotidiano. O dado é do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), que entrevistou mais de 2 mil jovens e adultos de 15 a 64 anos. A aplicação das conclusões do estudo à população total leva a crer que o problema atinge 38 milhões de pessoas. A deficiência no idioma não é exclusiva de quem não teve acesso a escola. O último resultado divulgado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2017, mostra que, a cada 10 estudantes do 3º ano do ensino médio, sete têm nível insuficiente em português; sendo que apenas 1,64% dos alunos têm proficiência adequada na disciplina.
Texto 2
Nosso problema linguístico não é a regência desse ou daquele verbo; não é esta ou aquela concordância verbal; não são as regras de colocação dos pronomes oblíquos, não é a (mal) chamada mistura de pronomes. Nosso problema linguístico são cinco milhões de jovens entre 15 e 17 anos que estão fora da escola. Nosso problema são os elevados índices de evasão escolar. Nosso problema é termos ainda algo em torno de 12% de analfabetos na população adulta. Nosso problema é o tamanho do analfabetismo funcional, isto é, a quantidade daqueles que, embora frequentem ou tenham frequentado a escola, não conseguem ler e entender um texto medianamente complexo. (FARACO, 2008, p. 71-72).
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desfazendo alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
Correlacionando o trecho da notícia veiculada no jornal Correio Brasiliense e o excerto do livro de Faraco, é correto o que se afirma em:
a. O desempenho linguístico dos brasileiros em avaliações de proficiência em leitura e escrita está intimamente relacionado ao ensino de língua portuguesa que na atualidade, desconsidera os conteúdos gramaticais.
b. O desempenho linguístico dos brasileiros em avaliações de proficiência em leitura e escrita está muito mais relacionado à questões sociais do que ao desconhecimento de normas gramaticais.
c. O desempenho de brasileiros que tiveram acesso à escola desvela uma grave deficiência nos modos como se dá o ensino de leitura e escrita, pois mesmo após a escolarização os alunos se mostram deficientes no idioma.
d. O problema linguístico do Brasil deve-se tanto à falta de escolas para a população quanto ao abandono do ensino da gramática pelos professores de Língua Portuguesa na atualidade.
e. O desempenho de brasileiros que tiveram acesso à escola desvela uma grave deficiência nos modos como se dá o ensino de leitura e escrita evidenciando que o ensino da norma culta, por meio da gramática, precisa ser fortalecido.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:b. O desempenho linguístico dos brasileiros em avaliações de proficiência em leitura e escrita está muito mais relacionado à questões sociais do que ao desconhecimento de normas gramaticais.
Explicação: Se estiver errada, venho falar.
Explicação: Se estiver errada, venho falar.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás