4)O pife das quatro operações, conforme apresenta Souza (2018, p. 41) é um jogo que utiliza as cartas de um baralho comum, sem a realização de alterações. Alia o jogo de baralho chamado pife com “a construção de expressões numéricas utilizando as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), onde “baixar”, “formar o jogo” ou “bater”, equivale a dizer que foram “construídas” sentenças matemáticas operando três elementos numéricos contidos nas faces de uma trinca de cartas do baralho (do mesmo naipe) de forma que o manuseio dos sinais entre eles resulte em uma relação de igualdade com o número de face da carta previamente escolhida como o número da banca”.
Há também outros jogos com cartas que foram criados a partir dessa ideia, como por exemplo, o pife geométrico, o pife trigonométrico e o pife de frações, em que as cartas não são de um baralho comum, mas alteradas de acordo com o conteúdo com o qual se está trabalhando.
Independente do jogo que está sendo utilizado, conforme apontam Luvison e Grando (2018), o trabalho com jogos nas aulas de Matemática pode ser direcionado por alguns movimentos.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que compreende corretamente alguns movimentos realizados na utilização de um jogo de pife para ensinar Matemática.
Alternativas:
a)Distribuição do jogo e das regras, realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; entrega dos registros para o professor.
b)Distribuição do jogo; exposição das regras pelo professor; realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; resolução de problemas propostos; entrega dos registros e da resolução dos problemas para o professor.
c)Distribuição do jogo; exposição das regras pelo professor; realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; resolução de problemas propostos; entrega dos registros e da resolução dos problemas para o professor; socialização coletiva.
d)Roda de conversa sobre os jogos com baralho; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; reflexão sobre as jogadas; registro das jogadas; resolução de problemas propostos; socialização coletiva.
e)Roda de conversa sobre os jogos com baralho; distribuição do jogo e das regras; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; entrega dos registros para o professor.
5)Desejando trabalhar com o Sudoku em suas aulas de Matemática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental um professor, primeiramente, realizou um resgate histórico sobre a sua origem. Em seguida, levou as descobertas que obteve para discussão com os alunos em sala de aula e propôs que cada dupla elaborasse um Sudoku no Excel e depois trocassem umas com as outras para jogar e, ao final, resolvessem algumas situações-problemas escolhidas.
Considerando o contexto apresentado, a respeito da proposta do professor, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)É apropriada, uma vez que, além de envolver a organização e layout do jogo, a reflexão sobre as regras e as diversas possibilidades de jogadas e estratégias para vencer o jogo, propicia aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas do Excel para elaboração de planilhas.
b)É desnecessária porque a confecção do jogo com lápis, régua e papel seria suficiente e possibilitaria as mesmas aprendizagens que com o uso do Excel.
c)Não é apropriada porque os alunos do 6º ano ainda não são capazes de trabalhar com planilhas eletrônicas.
d)É apropriada, pois o jogo, qualquer que seja, é importante para a promoção de uma situação recreativa, divertida, prazerosa, diferenciada, que levem os alunos a competir apenas com o intuito de serem os vencedores.
e)Não é apropriada, pois não é recomendado que a utilização de jogos para o ensino da Matemática seja a partir de recursos tecnológicos, uma vez que, só os manipulativos, pelo manuseio do aluno, propiciam o estabelecimento de relações e a abstração.
Respostas
Resposta:
d)
Roda de conversa sobre os jogos com baralho; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; reflexão sobre as jogadas; registro das jogadas; resolução de problemas propostos; socialização coletiva.
Explicação passo a passo:
AV 2
1) D
2) VVFF = E
3) II, III apenas = B
4) D
5) A
Todas corretas conforme AVA
Resposta:
Av2 - Recursos Para o Ensino de Matemática
1- d) O jogo, desde que desenvolvido com itencionalidade, possibilita a elaboração do conhecimento abstrato.
2- e) V, V, F, F.
3- b) II e III apenas.
4- d) Roda de conversa sobre os jogos com baralho; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; reflexão sobre as jogadas; registro das jogadas; resolução de problemas propostos; socialização coletiva.
5- a) É apropriada, uma vez que, além de envolver a organização e layout do jogo, a reflexão sobre as regras e as diversas possibilidades de jogadas e estratégias para vencer o jogo, propicia aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas do Excel para elaboração de planilhas.