Em uma entrevista à bbc brasil, o historiado luiz felipe de alencastro explicou o porquê o brasil foi o último país a abolir a escravidão nas américas, ao afirmar que: "o brasil foi o último porque foi o que mais importou africanos - 46% de todos que foram trazidos coercitivamente para as américas. Esse volume assombroso de africanos que chegou aqui acorrentado era considerado como uma propriedade privada. Isso cria uma dinâmica em que a propriedade escrava era muito importante. Muita gente tinha escravos. Nas cidades havia gente remediada que tinha um ou dois escravos. Os estudos mostram que a propriedade escrava no brasil era muito mais difundida que na jamaica ou no sul dos estados unidos. Assim, muita gente, e não só os fazendeiros, achava que o país ia se arruinar se parasse de trazer africanos. Quase tudo dependia do trabalho escravo e da chegada dos africanos. " tomando como base esse trecho da reportagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Respostas
RespostaResposta:
Alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. De acordo com o gabarito AVA.
A Escravidão no Brasil foi um período bárbaro e cruel, sendo iniciado com a necessidade de mão de obra para o sistema de plantation, em especial o ciclo da cana de açúcar.
A Abolição da Escravidão no país foi atrasada e decidida por pressão estrangeira, como Lei do Ventre Livre, Lei Eusébio de Queiroz e ei do Sexagenário, mas foi Abolida oficialmente, mas sem boas intenções, pois foi tomada para que pudessem revitalizar o segundo reinado, Contudo foi fruto de mobilização popular e pressão de setores civis.
Apesar dos negros após serem libertados foram jogados a própria sorte, sem meios para trabalho e renda ao contrário dos fazendeiros que foram indenizados, isso provoca um aumento na desigualdade social e racial.
Cabe citar que no inicio do século XX foram apagados os dados históricos de africanos impossibilitando que conseguisse ter conhecimento de suas origens.
Explicação: