Por Julie Steenhuysen
CHICAGO (Reuters) - Pesquisadores norte-americanos utilizaram uma controversa técnica de clonagem para fazer novas, mais saudáveis e perfeitamente combináveis células-tronco a partir da pele de pacientes com doenças mitocondriais, em um primeiro passo em direção ao tratamento para estas condições incuráveis e que podem até matar.
Um estudo sobre a técnica, publicado na revista científica Nature, mostrou o mais recente avanço no uso de transferência nuclear de células somáticas, a fim de fazer células-tronco específicas para pacientes que poderiam ser utilizadas para tratar doenças genéticas.
“Este trabalho permite a geração de um ilimitado - e livre de mutação - fornecimento de células substitutas para pacientes com doenças mitocondriais”, disse Robert Lanza, chefe-científico da Advanced Cell Technology, que não esteve envolvido na pesquisa.
Transferência nuclear é tipicamente o primeiro passo na clonagem reprodutiva - utilizando células adultas para fazer uma cópia genética de um indivíduo.
Desde que a técnica foi primeiramente utilizada, em 1996, para criar a ovelha clonada Dolly, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu aos países que a proibissem por motivos éticos e morais.
Em 2013, Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, foi o primeiro a ter sucesso na utilização do método para fazer células-tronco embrionárias humanas a partir de células cutâneas de pacientes. Essas células são valiosas por serem “pluripotentes”, o que significa que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula no corpo.
No mais recente estudo, Mitalipov e colegas utilizaram o método para fazer células substitutas para pacientes com mutações em genes mitocondriais, que são cruciais para produzir energia nas células.”
Com base na reportagem e nos seus conhecimentos sobre clonagem, qual das assertivas abaixo está correta?
a. Os clones só podem ser produzidos de forma artificial dentro de um laboratório.
b. A clonagem é um processo que pode ser natural e que ocorre em alguns organismos decorrente de sua reprodução assexuada. Correto
c. A clonagem é um processo artificial advindo da descoberta das bactérias e vírus.
d. A clonagem só passou a existir com a descoberta das enzimas de restrição.
e. A clonagem passou a existir na década de 70 quando pesquisadores inseriram um fragmento de DNA em um vetor de bactéria.
carinelekinha:
Letra B (corrigido pelo ava)
OBS: Orçamento e atendimento somente no whats acima.
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.
Respostas
respondido por:
47
Resposta:
b. A clonagem é um processo que pode ser natural e que ocorre em alguns organismos decorrente de sua reprodução assexuada
Explicação:
respondido por:
11
A clonagem é um processo natural em organismos que se reproduzem assexuadamente, mas pode ser feita artificialmente em laboratório com a transfusão de núcleos celulares (alternativa B).
Clonagem natural e artificial, diferenças
Na clonagem natural os clones possuem telômeros novos e completos, já na clonagem artificial os telômeros já estão encurtados.
Esse problema com os telômeros faz com que os clones artificiais tenham uma vida muito mais curta do que os demais indivíduos da espécie, é por isso que eles morrem rapidamente.
Venha estudar mais sobre a clonagem
https://brainly.com.br/tarefa/46995770
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás