Respostas
RESPOSTA: *Além do crescimento populacional e econômico do Brasil, os africanos contribuíram com técnicas de trabalho, artes, culinária (acarajé, vatapá, e abará tornaram-se comidas típicas da Bahia, por exemplo), música, dança, crenças religiosas, vestimentas e palavras, como “caçula” e “moleque”.*
EXPLICAÇÃO:
A escravidão trouxe consequências marcantes para história do Brasil. Mesmo que os milhões de africanos trazidos a força tenham contribuído de forma essencial para construção do país e de sua cultura, a escravidão deixou como herança o preconceito contra os afrodescendentes, ainda muito presente na sociedade, além de condições de vida inferiores para muitos negros.
O contato entre africanos, indígenas e europeus promoveu misturas que formaram a cultura e o povo brasileiro. As práticas religiosas africanas unidas a elementos da fé cristã e de crenças indígenas, levaram ao surgimento de religiões como o candomblé e a umbanda. As danças e as lutas moldaram uma arte marcial tipicamente brasileira, a capoeira, que continua a ser praticada até hoje.
A memória da escravidão também não se perdeu, de modo que muitos grupos afro brasileiros buscam manter aspectos da cultura e da organização de seus ancestrais. Atualmente, várias áreas onde ficavam quilombos do Período Colonial são habitadas por descendentes de escravizados. São as chamadas comunidades quilombolas. Nesse lugares, eles reproduzem aspectos da organização social africana e buscam preservar ritmos, danças, alimentação típica, entre outros elementos culturais.
Espero ter ajudado!! Bons estudos <3