A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.


Fonte: Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)





A partir do texto acima, identifique o nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:



A
concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.

B
conluio, definição conjunta de preços e cartel

C
poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.

D
definição conjunta de preços, monopólio e conluio.

E
cartel, conluio e monopólio.

Respostas

respondido por: vicaleff
2

Resposta:

letra B está correta

Explicação:

eles estão definindo preços por meio de um acordo visando de forma dolosa prejudicar terceiros a fim de garantir maiores lucroa


alanmrio69: letra B
Perguntas similares