A leitura é uma das formas que pode potencializar a evolução da sociedade. Por meio dela, as pessoas adquirem mais conhecimento e aprendizado. Para isso, todo profissional necessita compreender o que está lendo.
Observe os textos a seguir e defina o tipo de narrador, podendo ser: narrador-personagem, narrador-observador, narrador-onisciente neutro ou narrador-onisciente seletivo.
Texto I:
Era no verão de 2014, em São Paulo.
O grupo de amigos era bastante diferenciado.
Tinha Larissa, uma menina tímida que - se me permite dizer - precisa de uma sacudida pelos ombros para ver se acorda para a vida, Renato, que embora fosse o mais popular, era muito fofoqueiro (eu mesmo não confiaria nele) e Martina, garota bastante talentosa e íntegra.
Eles levantaram da mesa da lanchonete e foram em direção ao carro de Martina. O sol estava muito forte, todos suavam visivelmente. As roupas de marca de Renato estavam tão encharcadas que parecia que pertenciam a um morador de rua.
Martina, mesmo com sua camiseta velha e todo seu suor, irradiava uma confiança e um poder que só ela conseguia.
Mal sabiam eles que tudo mudaria em apenas alguns segundos.
Texto II:
Eles estavam brigando mais uma vez!
Já era a terceira vez essa semana que Amanda e Bárbara discutiam. Já estavam juntas há mais de quatro anos e ainda viviam feito cão e gato.
Bianca resolveu ficar longe, pois não gostava de se meter quando isso acontecia.
Bianca é a melhor amiga de Amanda, a garota mais popular da história.
Já a Bárbara não gosta tanto assim Bianca. Às vezes, Amanda acha que é ciúme, embora ela já tenha dito mil vezes que não tem nada a ver, que Bianca é totalmente apaixonada por Tomé.
Texto III:
Eu estava assustado. Era meu primeiro dia naquela nova escola.
Entrei, apressadamente, pelos corredores. Tentei manter a cabeça baixa em todo o tempo. Imaginei que se evitasse qualquer contato visual, teria menos riscos de chamar atenção.
Depois de me perder pela escola gigante, cheguei atrasado para a minha primeira aula.
Assim que entrei, olhei para o fundo da sala com esperanças de encontrar um lugar por lá e meus olhos foram direto para os dele: eram de um verde-esmeralda, profundos e misteriosos. Meu coração disparou.
Texto IV:
O dia estava bastante chuvoso. Os garotos estavam todos na sala de estar da família Cortina. No canto, uma pilha de livros abandonados, indicando que o motivo do encontro (fazer o trabalho de ciências), tinha sido deixado de lado por outro motivo, que se podia enxergar bem na frente deles: o videogame.
Antônio sabia que sua mãe lhe colocaria de castigo se soubesse que ele ignorou as tarefas mais uma vez, mas dessa vez ele não se importava, ela não chegaria em casa até de noite. Ele tinha tempo o suficiente para se divertir e depois fazer o que tinha que fazer.
Sofia, mãe de Antônio, estava apenas alguns quarteirões de distância. Sentiu dor de cabeça no trabalho e resolveu ir para casa mais cedo. Pretendia chegar em casa, tomar um banho e não se estressar pelo resto da noite. Mal sabia o que encontraria na sua sala.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
oie
Explicação:
Texto I: narrador onisciente neutro (é um narrador observador – isto é, não participa da história como personagem e tem conhecimento ilimitado sobre os personagens)
TEXTO II: narrador onisciente seletivo (narra os fatos sempre com a preocupação de relatar opiniões, pensamentos e impressões de uma ou mais personagens, influenciando assim o leitor a se posicionar a favor ou contra eles)
Texto III: narrador personagem (É um narrador em primeira pessoa, portanto, é um personagem da história. Assim, ele não só relata os fatos, como também participa dos acontecimentos narrados.)
Texto IV: narrador observador (É um narrador em terceira pessoa e narra apenas o que vê, o que observa, isto é, não participa da história e nem tem conhecimento total dos fatos e personagens).
espero ter ajudado