Para que a educação seja inclusiva e com respeito à diversidade, muitas mudanças precisam ser feitas nas práticas pedagógicas. A educação intercultural, ao ser colocada em prática no ensino de história, pressupõe as seguintes ações por parte dos entes educativos:
A.
Criar escolas específicas para as diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira, garantindo conteúdo de história de acordo com sua identificação étnica-cultural.
B.
Repensar as práticas pedagógicas, reformular os conteúdos dos currículos e materiais didáticos e estimular a formação continuada dos professores.
C.
Elaborar materiais didáticos específicos de acordo com os pertencimentos culturais de cada um dos alunos, permitindo que tenham acesso à história de sua etnia.
D.
Repensar o papel do professor de história como um agente que não abordará temáticas relacionadas às identidades culturais e pertencimentos étnicos.
E.
Repensar as práticas pedagógicas, reformular os conteúdos dos currículos e materiais didáticos e fazer com que as aulas de história tenham menos conteúdo sobre identidade cultural.
kfmuniz:
obrigada
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Criar escolas específicas para as diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira, garantindo conteúdo de história de acordo com sua identificação étnica-cultural.
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
B. Repensar as práticas pedagógicas, reformular os conteúdos dos currículos e materiais didáticos e estimular a formação continuada dos professores.
Explicação:
A educação intercultural extrapola a mera incorporação de determinados conteúdos no ensino de história. Ela significa um questionamento em relação às práticas pedagógicas, a forma como os conteúdos são organizados e trabalhados nos currículos e nos livros didáticos, e pressupõe uma formação constante e continuada dos professores.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás