1) Quando a Idade Moderna se inicia, há uma reação ao pensamento dogmático que estava sendo vivenciado até então. É a fase do Renascimento. Sobre essa fase, destacam-se as seguintes afirmativas: I. Trata-se de uma época de muita riqueza cultural, intelectual, artística, religiosa e de muitos outros avanços para a humanidade. II. Com a chegada do Renascimento, a observação, a experimentação e a quantificação são utilizadas como meio de obter respostas, sendo o início do método científico. III. Ao longo dessa trajetória, a psicologia foi sendo pensada de acordo com o momento histórico que a sociedade estava vivenciando, além de ir ao encontro do desejo do homem em se conhecer cada vez mais. Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. Alternativas: a) Estão corretas todas as afirmativas: I, II e III. b) Estão corretas somente as afirmativas I e II. c) Estão corretas somente as afirmativas II e III. d) Está correta somente a afirmativa I. e) Está correta somente a afirmativa II.
2) A Psicologia passa a trilhar outros caminhos, englobando novas áreas de estudo, como a fisiologia e a neurofisiologia, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos do sistema nervoso central. Assim, acaba por tornar-se um campo científico do conhecimento nos moldes da época. Diante disso, qual foi o marco da Psicologia Científica no século XIX? Alternativas: a) Foi a produção, em 1900, da obra "A interpretação dos sonhos" por Freud. b) Foi a criação, em 1879, do primeiro laboratório para pesquisas psicológicas por Wundt. c) Foi a publicação, em 1860, da obra "Elementos de psicofísica" por Fechner. d) Foi o lançamento, em 1980, do livro "Psicologia social: o homem em movimento" por Lane. e) Foi o nascimento, em 1913, da Psicologia Comportamental por Watson.
3) A Idade Média é período que marca o início de uma nova era da história, em que Deus passa a ocupar o centro de toda a vida. Sendo assim, é correto afirmar que: Alternativas: a) Na Idade Média tem-se a passagem do período teocêntrico para o período antropocêntrico. b) Nessa fase, o povo era quem controlava a educação, as leis e as decisões. c) Essa fase foi marcada pela Escolástica, que se preocupava em lutar contra a idolatria e cujo representante foi Freud. d) A Idade Média não contribuiu muito para o avanço da Psicologia enquanto campo do conhecimento. e) A Idade Média foi um período que não existiu.
4) Você já ouviu falar em psicologia do senso comum? É o tipo de conhecimento que utilizamos no nosso dia a dia e que vamos adquirindo ao longo do nosso cotidiano. Sobre o conhecimento do senso comum, coloque V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) O senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo, baseado em tentativa e erro. ( ) O senso comum é um conhecimento que chega até nós por meio das nossas experiências de vida. ( ) O senso comum é um conhecimento especializado, expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas: a) F – F – F. b) F – V – F. c) V – F – V. d) V – V – V. e) V – V – F.
5)
Você sabia que as origens da Psicologia advêm das especulações dos filósofos no século V a.C.? Portanto, a Psicologia começou a ser sistematizada na Grécia antiga com os filósofos que questionavam a origem da alma, a gênese do universo e o conhecimento dos homens. Houve um filósofo que influenciou os estudos da Psicologia, defendendo que um único conhecimento podia ser obtido, o do próprio eu. É famosa a sua frase: "conhece-te a ti mesmo". De qual filósofo estamos nos referindo?
Alternativas:
a)
Freud.
b)
Skinner.
c)
Sócrates.
d)
Aristóteles.
e)
Kant.
Respostas
1) Letra A
2) Letra B
3) Letra D
4) Letra E
5) Letra C
Explicação: Corrigido pelo AVA
1) Quanto a Idade Moderna, estão corretas todas as afirmativas: I, II e III (Alternativa A).
2) O marco da Psicologia Científica no século XIX foi a criação, em 1879, do primeiro laboratório para pesquisas psicológicas por Wundt (Alternativa B).
3) Sobre a Idade Média, é correto afirmar que: A Idade Média não contribuiu muito para o avanço da Psicologia enquanto campo do conhecimento (Alternativa D).
4) Quanto ao senso comum, a alternativa que apresenta a sequência correta é V – V – F (Alternativa E).
5) O filósofo que a questão se refere é Sócrates (Alternativa C).
Questão 1 - Renascimento
O Renascimento, Renascença, ou ainda Renascentismo, foi um movimento artístico e científico europeu ocorrido entre os séculos XIV e XVI.
Nesse sentido, foi um período marcado pela valorização da razão humana, apresentando caráter racionalista e antropocêntrico (humanidade como centro do universo).
Além disso, pela forte valorização da experimentação e da linguagem matemática na investigação dos fenômenos da natureza, há o surgimento de uma metodologia científica, possibilitando grandes avanços científicos.
Com isso, a Psicologia, que ainda era pré-científica, foi se desenvolvendo a partir dos acontecimentos históricos e sociais, se estabelecendo aos poucos pelo desejo do homem em se conhecer.
Por isso, conclui-se que, sobre o renascimento, estão corretas todas as afirmativas: I, II e III (Alternativa A).
Questão 2 - Psicologia Científica
O surgimento da Psicologia Científica foi marcado pelo estabelecimento do primeiro laboratório para pesquisas no ramo da Psicologia, realizado por Wilhelm Wundt (1832 - 1920), na Alemanha, em 1879.
Além disso, Wundt também foi o responsável por lançar a primeira revista especializada nesse assunto. Por esses motivos, ele é considerado o responsável por fundar a Psicologia enquanto disciplina acadêmica formal.
Sendo assim, o marco da Psicologia Científica no século XIX foi a criação, em 1879, do primeiro laboratório para pesquisas psicológicas por Wundt (Alternativa B).
Questão 3 - Idade Média
A Idade Média foi um período marcado pelo teocentrismo (O divino no centro da sociedade), onde as leis sofriam grande influência da Igreja Católica.
A Escolástica, disciplina criada nesse período por São Tomás de Aquino, determinava que a razão humana deveria complementar a fé na busca pela verdade.
Nesse sentido, pode-se afirmar que a Idade Média não contribuiu muito para o avanço da Psicologia enquanto campo do conhecimento (Alternativa D).
Questão 4 - Senso Comum
Para responder a essa questão, precisamos identificar a veracidade das afirmativas, indicando se são verdadeiras ou falsas:
- O senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo, baseado em tentativa e erro.
Afirmativa verdadeira, o conhecimento de senso comum é espontâneo, intuitivo e simplificado, baseia-se na experiência e na visão de mundo do sujeito.
- O senso comum é um conhecimento que chega até nós por meio das nossas experiências de vida.
Afirmativa verdadeira. Como dito anteriormente, o conhecimento de senso comum tem sua origem nas experiências vivenciadas pelo sujeito e em sua visão de mundo.
- O senso comum é um conhecimento especializado, expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa.
Afirmativa falsa, pois linguagem precisa e rigorosa, bem como especialização, são critérios do conhecimento científico, onde há um estudo sistemático e uma metodologia específica.
Com isso, podemos afirmar que a alternativa que apresenta a sequência correta é V – V – F (Alternativa E).
Questão 5 - Psicologia e Filosofia
Afirma-se que as origens da Psicologia se localizam na Filosofia graças às contribuições que muitos filósofos tiveram em sua construção.
Nesse sentido, a partir das especulações dos filósofos acerca da natureza e lócus da mente, sensação, percepção, memória e aprendizagem, a Psicologia pôde encontrar uma forma de encarar a natureza humana.
Sob essa perspectiva, a frase "conhece-te a ti mesmo", comumente associada a Sócrates (469 - 399 a.C.), referenciava a busca por um autoconhecimento, pois este seria o início de uma vida equilibrada, levando o sujeito a um verdadeiro conhecimento.
Sendo assim, a questão se refere ao filósofo Sócrates (Alternativa C).
Aprenda mais sobre História da Psicologia:
https://brainly.com.br/tarefa/2301748
#SPJ2