• Matéria: Filosofia
  • Autor: detcho
  • Perguntado 3 anos atrás

Aristóteles fazia uma distinção entre a arte e a experiência. O conceito de arte para Aristóteles é diferente do conceito moderno, o qual está estritamente relacionado ao âmbito estético. Para o filosofo arte é, antes de tudo, um fazer, uma técnica, portanto um tipo de conhecimento. Na perspectiva aristotélica, arte e até mesmo a ciência são frutos da experiência, assinalando seu caráter estritamente empirista, ele afirmava que todo e qualquer conhecimento é proveniente ou dependente da experiência sensível. A arte tem sua origem quando, por meio de várias noções de uma mesma experiência, é produzido em nosso intelecto um juízo universal a respeito de determinada classe de coisas ou objetos.

MARQUES, Aurélio Oliveira. A teoria das causas na metafísica de Aristóteles. PÓLEMOS, vol. 4, nº 8, ago/dez de 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/11694. Acesso em: 15 fev. 2021 (adaptado).



Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir que estão associadas ao pensamento aristotélico sobre como o ser humano obtém conhecimento.



I. Aristóteles defendia que os sentidos humanos e a experiência são a fonte primária do conhecimento.

II. Aristóteles afirmava que o conhecimento é adquirido a partir da experiência, tal fato passa a ser chamado de empirismo.

III. Aristóteles advogava que as sensações explicavam o porquê das coisas, defendendo o conhecimento sensível como fonte do saber.

IV. Aristóteles declarava que a investigação da origem das coisas seria uma das formas mais eficazes para que o ser humano adquirisse o conhecimento.



É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: estudantedefilosofia
1

Resposta:

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Explicação:

pg 27 e 28

Perguntas similares