• Matéria: Filosofia
  • Autor: detcho
  • Perguntado 3 anos atrás

A metáfora, nos manuais de gramática, é categorizada como figura de linguagem. Por definição, é o uso não convencional das categorias da linguagem, utilizado como recurso com o fim de dar maior expressividade à mensagem proferida.


Em relação ao conceito de metáfora e sua utilização na linguagem, avalie as afirmações a seguir.

I - De modo geral, os manuais deixam claro que o recurso da metáfora não acrescenta cognição à mensagem. A sua contribuição seria a de tornar mais forte e realçar parte da mensagem.
II - Na Grécia antiga, a metáfora foi utilizada como instrumento retórico, auxiliando o convencimento do público pelo discurso.
III - A metáfora pode ser considerada como um recurso que supre uma deficiência da nossa língua, ou seja, quando não é possível expressar algo por falta de vernáculo, utiliza-se a metáfora. Logo, ela está em um grau superior em relação à língua.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.

Alternativa 2:
F, F, V.

Alternativa 3:
V, V, F.

Alternativa 4:
F, V, F.

Alternativa 5:
F, V, V.

Respostas

respondido por: marinesrospirski
3

Resposta:

Alternativa 3:

V, V, F.

Explicação:

"A metáfora, nos manuais de gramática, é categorizada como figura de linguagem. Por definição, é o uso não convencional das categorias da linguagem, utilizado como recurso com o fim de dar maior expressividade à mensagem proferida. Notemos que, de modo geral, os manuais deixam claro que o recurso da metáfora não acrescenta cognição à mensagem. A sua contribuição seria a de tornar mais forte e realçar parte da mensagem." Pg. 41

" Na Grécia antiga, a metáfora foi utilizada como instrumento retórico, auxiliando o  do público pelo discurso. " Pg.41-42

Marco Antônio Cardoso. Prática de ensino: Introdução aos estudos filosóficos. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

Perguntas similares