trabalho de língua portuguesa fazer um resumo do texto adolescente é encontrado em situação de trabalho infantil em fazenda no Pará
Respostas
Resposta:
Um adolescente de 12 anos foi encontrado atuando como ajudante de vaqueiro, durante uma força-tarefa de fiscalização em propriedades rurais em cidades do sudeste do Pará. A atividade é considerada uma das piores formas de trabalho infantil. A operação não chegou a resgatar trabalhadores em condições análogas as de escravo.
A ação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e Auditoria Fiscal do Trabalho percorreu as cidades de Itupiranga, São Domingos do Araguaia, Jacundá e zona rural de Marabá entre os dias 24 e 27 de maio. O balanço foi divulgado nesta sexta (28).
Segundo o procuradora Silvia Silva, o adolescente trabalhava em uma oficina. “Segundo a lista TIP, ratificada pelo Decreto 6.481/2008, são proibidos a menores de 18 anos atividades a céu aberto e trabalhos de manutenção, limpeza, lavagem e lubrificação de veículos”, explica.
De acordo com o decreto, no primeiro caso, há exposição do adolescente à radiação solar, com riscos de desidratação e até de câncer de pele, já no segundo caso, o contato com desengraxantes, névoas ácidas e alcalinas pode desencadear encefalopatias e queimaduras. “Manter crianças e adolescentes trabalhando em atividades proibidas é uma grave violação de direitos humanos, que compromete o futuro de seres em desenvolvimento”.