1.Por que no contexto capitalista,o preguiçoso se torna uma figura combatida?
2.Explique a historicidade dessa repulsa ao preguiçoso?
por favor me ajudem
Respostas
Resposta:
1- Porque dentro desse contexto, o homem que não produz, que não gera riqueza e não contribui com a sociedade, é alguém que está parasitando e que prejudica o avanço, portanto, ele precisa trabalhar o mais rápido possível para fazer com que a produção aumente e possa gerar mais ganhos, mais vendas, mais riqueza para a empresa, sociedade e para as pessoas que trabalham.
3- Desde os primórdios da humanidade o homem é quem deve caçar para que seu grupo/família tenha o que se alimentar, ele deve construir os abrigos para proteger a todos, deve inventar novos objetos para o avanço e facilidade da vida, a mulher, prepara a comida, ajuda no cuidado das crianças, cuida da casa e também produz, produz roupas, materiais artesanais, etc... Por conta disso, que geralmente temos essa repulsa ao preguiçoso, pois, o preguiçoso não faz nada, não produz, não ajuda, não coopera, ele se mostra apenas como um encosto e mais um problema no meio de tantos.
1. No contexto capitalista o preguiçoso é uma figura combatida, pois não produz dentro de um sistema onde a produção é sinônimo de circulação de dinheiro, portanto, não beneficia ele próprio e nem o sistema.
2. A historicidade da repulsa ao preguiçoso remonta especialmente aos contextos coloniais, onde os colonizadores exigiam trabalho pesado dos povos nativos, pois isso estava relacionado diretamente às produções e os consequentes ganhos naquelas novas terras.
Preguiça e capitalismo
Como exemplo para ilustrar essa repulsa aos preguiçosos é possível citar a colonização ibérica nas Américas, algo que causou intensos conflitos em razão das ordens europeias sobre os indígenas para que eles mudassem de vida e trabalhassem duro em prol do enriquecimento das metrópoles.
Mais sobre os costumes dos povos indígenas: brainly.com.br/tarefa/14615241
#SPJ2