• Matéria: Saúde
  • Autor: vitoriaarsenio
  • Perguntado 3 anos atrás

Para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizamos hoje foram necessárias diversas etapas. Cada fato influenciou na construção da mais importante política pública do Brasil.

FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o exposto acima, a seguir avalie as afirmações:

I. O Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) possuía como principais diretrizes a universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde, a descentralização das ações de saúde, a integralidade do cuidado e a implementação de distritos sanitários.
II. A VIII Conferência de Saúde (1986) foi um evento muito importante porque foi responsável pela disseminação da ideia de reforma sanitária e auxiliou no reconhecimento da saúde como direito universal e dever do Estado. Essa conferência foi presidida pelo médico Sérgio Rouca e teve a participação da comunidade.
III. A unificação dos IAPs permitiu que todo trabalhador urbano com carteira assinada fosse contribuinte e beneficiado. Essa nova configuração do sistema recebeu apoio de todos os contribuintes por garantir direitos as diversas categorias da classe trabalhadora. Com a criação do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS) pela iniciativa privada foi possível prestar assistência médica aos trabalhadores de carteira assinada e seus dependentes.
IV. A lei Eloy Chaves (1923) criou as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) que buscava garantir certas condições aos trabalhadores como pensão em situações de acidentes ou afastamento do trabalho por doença. Posteriormente, os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram criados para aumentar a ação das CAPS. Assim, surgiram os institutos organizados pelas categorias profissionais como a dos bancários e comerciários. Nesse contexto, somente os trabalhadores com vínculo contribuitivo formal garantiam seus benefícios.

É correto o que se afirma em:


cristina258457982475: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
mariac918: tbm estou aguardando

Respostas

respondido por: patriciapdesouzaclos
12

Resposta:

I e IV

Explicação: em algumas pesquisas relacionado, não encontrei nada que me deixasse confiante então minha resposta é essa

respondido por: valeriaenfa
4

Resposta:

I, II e IV são consideradas verdadeiras

Explicação:

I - pág. 47 do livro

O SUDS possuía como principais diretrizes a universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde; a descentralização das ações de saúde, como citado anteriormente; a integralidade do cuidado; e a implementação de distritos sanitários (ANDRADE; SOARES; JUNIOR, 2001).

II - pág. 46 e 47 do livro

A VIII Conferência Nacional de Saúde difundiu a proposta da reforma sanitária, consagrando um conceito ampliado de saúde e reconhecendo esta como direito universal e dever do Estado.

Um evento que marcou a história foi a realização da VIII Conferência de Saúde, que aconteceu em março de 1986, presidida pelo médico Sérgio Arouca, contudo, pela primeira vez, com a participação da comunidade (ANDRADE; PONTES; JUNIOR, 2000)

III - pág 45, 46 (FALSA)

Em 1966, com a unificação dos IAPs, foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que permitia que todo trabalhador urbano com carteira assinada se tornasse, automaticamente, contribuinte e beneficiário do sistema. Tal órgão gerou uma certa insatisfação nos contribuintes dos institutos com mais benefícios, pois, com a unificação, os mais pobres iriam receber mais benefícios

IV - pág 45 e 46

Em 1923, foi criada a lei Eloy Chaves – que estabelece as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) –, marco inicial da Previdência Social no Brasil. Tal lei visava garantir pensão aos trabalhadores em caso de algum acidente ou afastamento do trabalho por doença, e uma futura aposentadoria.

Em 1932, buscando ampliar o papel das CAPs, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), os quais eram organizados por categoria profissional. Assim, foram criados o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM), dos Bancários (IAPB), dos Comerciários (IAPC), dentre outros;


monicamundoazul86: Mas a 2 n está correta pois na página 47 não fala o ano e na resposta está dizendo
fernandacarlessoblu: está correta sim , eu coloquei errada pelo fato do nome não estar correto, mas é verdadeira
fernandacarlessoblu: correta 1,2, 4
Perguntas similares