O sistema de saúde no Brasil foi se modificando ao longo do tempo acompanhando as mudanças no cenário econômico, político e social.
FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o fragmento de texto acima e os modelos de atenção à saúde, e avalie as afirmações:
I. O modelo Plural é marcado pela importância do sistema previdenciário e sua utilização como ferramenta política. Nesse período ocorre a unificação dos Institutos de Aposentadorias e Pensão.
II. O modelo Médico Assistencial Privatista é marcado pela participação do setor privado na prestação de serviços e na produção de insumos. O setor público não possuía participação na assistência à saúde durante esse modelo.
III. O modelo Sanitarismo Campanhista possuía como estratégia o controle de endemias urbanas e rurais por meio do saneamento. Esse período é marcado pela criação de uma assistência previdenciária beneficiando os trabalhadores da época.
IV. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi incluído ao sistema ao sistema brasileiro de saúde privado em 1988 para garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde pela população brasileira. Com isso, garantir saúde a todos é um direito dos brasileiros e dever do Estado.
Respostas
apenas a III e IV são verdadeiras
Explicação:
páginas 30 e 31
Explicação
As afirmativas corretas sobre os modelos de saúde pública no Brasil são os itens II e IV.
Para descobrir a resposta, precisamos saber mais sobre a história da saúde pública no Brasil.
A Saúde Pública no Brasil
Quando se fala em saúde pública, muito tem a ver com as ações de manutenção da saúde populacional, onde são implementados modelos e abordagens capazes de garantir o devido tratamento e a prevenção de doenças.
Os marcos de políticas públicas de saúde no Brasil são muitos, mas podemos destacar o modelo sanitarista-campanhista; o de assistencialista-previdenciário; e o revolucionário Sistema Único de Saúde, que universalizou o atendimento e a participação da população a partir de um modelo plural.
Deste modo, pode-se concluir que:
- o item I está INCORRETO, porque fala em Modelo Plural, mas descreve as característica do Modelo Assistencialista e Previdenciário;
- o item II está CORRETO, já que as ações do Modelo Médico Assistencial Privatista pressunham exclusividade do setor privado na prestação da assistência que eram destinadas a trabalhadores inseridos na economia;
- o item III está INCORRETO, o Modelo Sanitarismo-Campanhista até tem a ver com o controle de endemias urbanas e rurais por meio do saneamento, mas a afirmativa vincula este nome com a criação de uma assistência previdenciária, próprio do Modelo Assistencialista/Previdenciário;
- o item IV está CORRETO, posto que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi incluído ao sistema brasileiro de saúde privado em 1988, para garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde pela população brasileira.
Continue estudando sobre o SUS em:
https://brainly.com.br/tarefa/49566673