• Matéria: Saúde
  • Autor: mariaeduardade571
  • Perguntado 3 anos atrás

O sistema de saúde no Brasil foi se modificando ao longo do tempo acompanhando as mudanças no cenário econômico, político e social.

FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando o fragmento de texto acima e os modelos de atenção à saúde, e avalie as afirmações:

I. O modelo Plural é marcado pela importância do sistema previdenciário e sua utilização como ferramenta política. Nesse período ocorre a unificação dos Institutos de Aposentadorias e Pensão.
II. O modelo Médico Assistencial Privatista é marcado pela participação do setor privado na prestação de serviços e na produção de insumos. O setor público não possuía participação na assistência à saúde durante esse modelo.
III. O modelo Sanitarismo Campanhista possuía como estratégia o controle de endemias urbanas e rurais por meio do saneamento. Esse período é marcado pela criação de uma assistência previdenciária beneficiando os trabalhadores da época.
IV. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi incluído ao sistema ao sistema brasileiro de saúde privado em 1988 para garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde pela população brasileira. Com isso, garantir saúde a todos é um direito dos brasileiros e dever do Estado.


cristina258457982475: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: monicamundoazul86
3
Resposta:
apenas a III e IV são verdadeiras

Explicação:

páginas 30 e 31
Explicação

respondido por: tiagocicilio
2

As afirmativas corretas sobre os modelos de saúde pública no Brasil são os itens II e IV.

Para descobrir a resposta, precisamos saber mais sobre a história da saúde pública no Brasil.

A Saúde Pública no Brasil

Quando se fala em saúde pública, muito tem a ver com as ações de manutenção da saúde populacional, onde são implementados modelos e abordagens capazes de garantir o devido tratamento e a prevenção de doenças.

Os marcos de políticas públicas de saúde no Brasil são muitos, mas podemos destacar o modelo sanitarista-campanhista; o de assistencialista-previdenciário; e o revolucionário Sistema Único de Saúde, que universalizou o atendimento e a participação da população a partir de um modelo plural.

Deste modo, pode-se concluir que:

  • o item I está INCORRETO, porque fala em Modelo Plural, mas descreve as característica do Modelo Assistencialista e Previdenciário;
  • o item II está CORRETO, já que as ações do Modelo Médico Assistencial Privatista pressunham exclusividade do setor privado na prestação da assistência que eram destinadas a trabalhadores inseridos na economia;
  • o item III está INCORRETO, o Modelo Sanitarismo-Campanhista até tem a ver com o controle de endemias urbanas e rurais por meio do saneamento, mas a afirmativa vincula este nome com a criação de uma assistência previdenciária, próprio do Modelo Assistencialista/Previdenciário;
  • o item IV está CORRETO, posto que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi incluído ao sistema brasileiro de saúde privado em 1988, para garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde pela população brasileira.

Continue estudando sobre o SUS em:

https://brainly.com.br/tarefa/49566673

Anexos:

jlucasrafael: não há alternativa II e IV
julandiva1: não tem a alternativa II e IV
Perguntas similares