Leia os seguintes questionamentos:
Qual foi o problema de que originou essa técnica, esse conceito ou procedimento?
Quais são os problemas capazes de promover a elaboração dos diferentes significados desse conceito?
Que problemas teóricos ou práticos são respondidos pela introdução de determinado conceito, propriedade ou técnica?
Como fazer avançar as soluções produzidas pelas crianças na direção do conhecimento matemático que se pretende ensinar?
Esses questionamentos são relevantes ao professor que pretende planejar uma seqüência de situações que podem dar sentido ao conceito matemático sob uma perspectiva da História da Matemática. Entre os argumentos que justificam esses questionamentos na orientação à elaboração de uma seqüência, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Porque permite a utilização, por parte do professor, de uma situação igual à de origem histórica do conceito, para ser apresentada ao estudante.
Alternativa 2:
Porque permite a construção, por parte do professor, de uma situação semelhante à de origem do conceito, isto é, uma situação artificial do conceito.
Alternativa 3:
Porque permite a construção, por parte do professor, de uma situação diferente a do conceito que pretende abordar, pois se igual for, não há avanço.
Alternativa 4:
Porque permite a construção, por parte do professor, de uma situação com referência na matemática, cujos algoritmos sejam fruto do estudo histórico.
Alternativa 5:
Porque permite a utilização, por parte do professor, de uma situação com referência na história, idêntica a de origem do conceito, porém com uma matemática mais sofisticada.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5
Explicação passo a passo:
Resposta:
Resposta é a B
Explicação passo a passo:
Página 59...
Para poder elaborar situações adequadas, é necessário conhecer não apenas os conteúdos matemáticos específicos, mas onde eles são aplicados (para ter significado) e, principalmente, quais são as suas condições de produção. Para isso, é preciso analisar, formalmente, determinado conhecimento matemático (conhecer suas filiações, rupturas, aplicações, o que é possível mediante um conhecimento consistente do conteúdo a ser ensinado) e, também, recorrer à gênese histórica do conceito, o que é possível mediante a História da Matemática.
É a análise histórica que permite identificar os problemas dos quais originaram um determinado conceito para reproduzi-los, pelo menos aproximadamente. Evidentemente, essa aproximação é relativa, pois as situações didáticas elaboradas não precisam ser muito semelhantes à situação original; seus efeitos é que devem ser semelhantes. A construção histórica da noção no conhecimento científico serve de referência e, sobretudo, contribui para a identificação dos problemas que possuem como resposta a noção que se quer ensinar.
Vamos nos ater aqui ao que destacamos no parágrafo anterior. Não precisamos restabelecer o problema original que deu origem a determinado conceito, até porque tais problemas podem não ter significado para o estudante, no momento atual. Assim, é preciso recorrer ao que mencionamos anteriormente, como “gênese artificial do conceito