Respostas
Resposta: Por expansão de território, poder e ambição
Explicação: A Rússia reclama de uma eventual adesão da Ucrânia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar criada para fazer frente à extinta União Soviética. Para Putin, a Otan é uma ameaça à segurança da Rússia por sua expansão na região
A Ucrânia tornou-se um país independente em 1991, após a dissolução da União Soviética. Desde então, as tensões entre a Ucrânia e a Rússia aumentaram, impulsionadas por:
- A eleição presidencial ucraniana de 2004, que terminou com a vitória de um candidato que o presidente russo Vladimir Putin não apoiou.
- A anexação não reconhecida da Crimeia pela Rússia em 2014.
- A mobilização de 100.000 soldados russos perto da fronteira ucraniana em 2021, alarmando autoridades ucranianas e a OTAN.
- A recente agressão em fevereiro de 2022, quando o presidente Putin ordenou que os militares russos invadissem várias regiões da Ucrânia.
O presidente Putin acusou a Ucrânia de ser tomada por “extremistas”. Em 2014, o então presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych foi deposto após protestos. Quando Yanukovych fugiu para a Rússia, um governo democrático foi colocado no poder. A alegada razão de Putin para invadir a Ucrânia é acabar com os “extremistas” e “purificar” a Ucrânia. A maioria dos países tende a acreditar que seja uma retaliação contra líderes com ideais mais ocidentais.
A Ucrânia tem trabalhado para aderir à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde a sua independência. O presidente da Rússia, Putin, se opôs a isso em várias ocasiões. Sem a inclusão da Ucrânia na OTAN, é provável que eles não consigam obter ajuda de outros países membros da OTAN, facilitando os planos de Putin de exercer o poder.
A Ucrânia é uma das várias nações que estabeleceram sua independência quando a União Soviética se dissolveu em 1991. Recuperar essas nações permitiria que o governo do presidente Putin se expandisse geograficamente e politicamente. Isso também permitiria que a Rússia ganhasse mais recursos naturais, impulsionando a própria Rússia e seu poder militar.