• Matéria: Geografia
  • Autor: luanjuniorsds6666
  • Perguntado 3 anos atrás

Redação com 30 linhas, sobre oque está acontecendo na Rússia e Ucrânia em 2022.

Respostas

respondido por: nicolecastrr
6

Banco Central ucraniano limitou o saque de dinheiro e suspendeu a retirada de moeda estrangeira.

Ao menos 74 instalações militares ucranianas foram atacadas. A Ucrânia diz que derrubou veículos do exército russo no leste do país, pouco depois de Moscou iniciar uma ofensiva militar, e afirmou ter rompido relações diplomáticas com a Rússia e também adotou a lei marcial no país.

Um conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia afirmou que militares russos tomaram a usina nuclear de Chernobyl no início da tarde. A usina, palco de um dos piores acidentes nucleares do mundo, está desativada mas ainda possui resíduos tóxicos. As autoridades ucranianas acusam os russos de tentar uma nova catástrofe biológica.

A Ucrânia fechou seu espaço aéreo à aviação civil, ação também foi adotada por países vizinhos

Mapa Ucrania - Arte/ UOL

Imagem: Arte/ UOL

Rússia sofre sanções

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou a operação militar da Rússia e anunciou mais sanções. Ele afirmou que soldados americanos devem se limitar a proteger países aliados da Otan, da qual a Ucrânia não é parte. O secretário de Defesa dos EUA, AntonyBlinken, ordenou o envio de 7 mil militares americanos para a Europa.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson foi outro a anunciar sanções à Rússia. A União Europeia prometeu responsabilizar o país pela ação militar. A Alemanha falou em "violação flagrante". A Itália disse que o ataque é "injusto". A França disse que haverá retaliação à "altura da agressão". Já a China rejeita chamar a ação russa de "invasão".

A Otan classificou a ação russa como um "ataque irresponsável" contra a Ucrânia. O comando da ONU (Organização das Nações Unidas) fez um apelo pelo fim dos conflitos e disse que desbloqueará 20 milhões de dólares (cerca de R$ 1 bilhão, de acordo com a cotação do dia) para emergência humanitária na Ucrânia e em países vizinhos.

O Brasil também pediu o fim das hostilidades na região e quer uma solução pacífica.

Protestos contrários aos ataques ocorreram em diversos países, como Alemanha, Bulgária, EUA, França, Holanda, Irlanda, Itália, Hungria, Japão, Líbano, Lituânia e Polônia. Na Rússia, o governo reprimiu as manifestações contra a ação militar; cerca de 800 pessoas foram presasBolsonaro se irrita com críticas de Mourão à Rússia

Em live na noite de hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil busca a paz entre as nações e desautorizou seu vice, Hamilton Mourão, a falar sobre o tema. Mais cedo, Mourão comparou Putin a Adolf Hitler e defendeu a soberania da Ucrânia, o que irritou Bolsonaro.

No Twitter, o presidente já havia declarado que estava empenhado em "proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia". A embaixada do Brasil na Ucrânia orientou os brasileiros que moram no país europeu a deixar o território imediatamente. A exceção seria para os brasileiros na capital Kiev, que devem procurar um local seguro.

A embaixada estima a presença de cerca de 500 brasileiros na Ucrânia entre estudantes, executivos de multinacionais e familiares de ucranianos. Em comunicado, a representação diz que a situação ainda é "relativamente estável" na maior parte do país ao citar os ataques a alvos militares.

Por que há tensão na região?

A Rússia reclama de uma eventual adesão da Ucrânia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar criada para fazer frente à extinta União Soviética.

Para Putin, a Otan é uma ameaça à segurança da Rússia por sua expansão na região. Por isso, o presidente quer uma declaração formal de que a Ucrânia nunca vai se filiar à aliançaA Ucrânia disse hoje que registraram níveis crescentes de radiação em Chernobyl após a Rússia tomar o controle. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outros líderes ocidentais condenaram a operação russa e anunciaram mais sanções.há 3 diasOs principais nutrientes

são: carboidratos, proteinas,

gorduras, vitaminas e

minerais. Estes podem ser

divididos em duas categorias:

OS macronutrientes e os

micronutrientes.

Perguntas similares
7 anos atrás