a) Ao referenciar, de maneira adaptada, esse trecho de Machado de Assis, o que o cro nista imprime em seu texto?
b) Citando um trecho desse livro, o cronista também sugere ter lido a obra do escritor. Em dupla, faça uma pesquisa sobre Machado de Assis para situar o contexto de pro dução de seus textos, levantar alguns títulos de obras escritas pelo autor e justificar sua importância para a literatura brasileira e mundial.
c) Esse trecho corresponde à introdução da obra Memórias póstumas de Brás Cubas. Ainda em dupla, faça uma pesquisa e descubra do que trata esse romance.
d) Nesse mesmo trecho, o narrador cita Stendhal, Xavier de Maistre e Sterne. Para saber quem são esses autores, junte-se a um colega e pesquise informações sobre os escri tores e suas obras. Apresentem os dados à turma e, após conversarem sobre o que encontraram, registre em seu caderno uma síntese das informações.
Respostas
a) Ao referenciar, de maneira adaptada, o trecho de Machado de Assis, o cronista imprime uma espécie de diálogo, comprovando a admiração que possui pelo autor, bem como consegue acentuar o tom humorístico do texto.
Ainda, caso não fosse o contexto específico de uma crônica e houvesse posterior referência no parágrafo seguinte, a forma como o cronista escreveu o parágrafo "Escrevo a cronica com a pena da galhofa...amor dos frívolos" configuraria plágio.
b) Sobre Machado de Assis:
- Machado de Assis foi um escritor realista brasileiro da segunda metade do se. XIX, embora, nos seus primeiros escritos, tenha participado do Romantismo.
- Entre as principais obras de Machado, podemos citar os romances "Dom Casmurro", " Quincas Borba" e "Memórias póstumas de Brás Cuba". No entanto, o autor também escreveu poesias, contos, crônicas e peças teatrais.
- Machado é considerado um dos mais importantes escritores não só da literatura brasileira, mas da literatura mundial. Seus escritos possuíam um estilo único, com recorrente recurso de diálogo com o leitor, abordagens que dosam ironia e humor, e críticas à sociedade tradicional e suas instituições, como Igreja e Estado, dentre outras características que destacam a obra do autor.
c) "Memórias Póstumas de Brás Cubas" trata-se de um romance que narra a vida do seu protagonista, Brás Cubas, depois de morto.
Nesse sentido, a narrativa não possui uma linearidade cronológica, recuperando episódios considerados mais relevantes do personagem, que, após ter sido uma criança "endiabrada" e um adulto infeliz em suas relações, terminou a vida sozinho.
d) Sobre os autores citados:
- Stendhal: esse é o pseudônimo do escritor realista francês Henri-Marie Beyle, cuja principal obra é o livro "O vermelho e o negro", considerado como obra-prima da literatura mundial.
- Xavier de Maistre: também foi um escritor realista francês, tendo escrito o livro "Viagem ao redor do meu quarto".
- Sterne: foi um escritor irlandês, tendo escrito a obra "A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy".
Todos esses são autores que influenciaram o estilo e o conjunto da obra de Machado de Assis.
Sobre Machado de Assis
- Machado de Assis, considerado por muitos críticos como o maior autor da literatura brasileira, viveu no Rio de Janeiro do século XIX. Nesse sentido, são constantes na obra do escritor as referências à sociedade carioca da época.
- O escritor, de origem pobre e sem os estudos de nível superior, tem uma obra extensa e reconhecida, perpassando pelos mais diferentes gêneros textuais, entre romances, crônicas, poesias, peças teatrais, contos, etc.
- Como forma de iniciar na leitura de Machado, indicamos começar pelos contos, que são textos mais curtos. Citamos alguns como sugestão, segue: "A Cartomante", "O Alienista" e "O Espelho".
Mais sobre Machado de Assis: https://brainly.com.br/tarefa/48127917
Obs.: Na imagem, caricatura de Machado de Assis.
Espero ter ajudado, bons estudos!