Por não ter havido, até 1920, condições sociais e pedagógicas ideais para o estímulo de uma nova concepção educacional e de um novo norte para o desenvolvimento da escolarização no Brasil, somente a partir desta década que o amplo movimento social em prol de uma reforma educacional receberia o influxo do escolanovismo. Segundo Nagle, é a partir daquele decênio que a “escola nova” irá polarizar o debate educacional brasileiro colocando a “escola tradicional” no pólo oposto. Dessa maneira, no caso brasileiro, teria havido, durante a década de 20, uma “sincronia entre a propagação das idéias e as mudanças institucionais comprometidas com essa nova corrente”, com a particularidade, ressaltada por
Nagle, de que as iniciativas eivadas de escolanovismo tiveram um caráter público, enquanto que nos outros países essas iniciativas se deram originalmente na órbita do ensino privado.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o movimento da Escola Nova no Brasil.
Alternativas:
a)
Buscou reforçar os princípios da Geografia Tradicional do século XIX, tendo por base o modo do currículo oficial de Geografia.
b)
Democratizou o acesso educacional, trazendo o estudante para o centro do processo de ensino-aprendizagem.
c)
Trouxe novas discussões sobre o território na Geografia, com o entendimento e desenvolvimento de novas formas de estudo regional.
d)
Implementou a Geografia Crítica nos currículos de Geografia dos estados brasileiros, consolidada no currículo nacional.
e)
Tentou atender os interesses do desenvolvimento de um ensino e de um currículo básico universal no Brasil dos anos 1920.
Respostas
respondido por:
22
Resposta:
Aap4 - fundamentos de Geografia para ciências humanas.
Explicação:
1- b
2-a
3-d
4-e
corrigido
saullo6923:
certo
respondido por:
6
Resposta:
Alternatica correta: Democratizou o acesso educacional, trazendo o estudante para o centro do processo de ensino-aprendizagem.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás