O conceito de saúde e doença teve várias explicações nos últimos tempos, sendo influenciado pelo contexto histórico-social e descobertas científicas. FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019. Baseado no fragmento de texto acima, podem ser considerados como possíveis explicações do processo saúde-doença ao longo da história: I. As explicações mágico-religiosas são baseadas em princípios sobrenaturais ou relacionados a fé. II. O desenvolvimento da anatomia e a descoberta dos microrganismos pelo microscópio reforçaram a ideia de multicausalidade das doenças. III. Na história social da saúde, uma pessoa considerada saudável não se limita ao fato de não estar doente, mas depende também de diversos fatores como os relacionados as atividades humanas. É correto o que se afirma em: Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: I e III, apenas.
Alternativa 5: I, II, III.
Respostas
Sobre as possíveis explicações do processo saúde-doença ao longo da história é correto o que se afirma em: Alternativa 5) I, II, III.
O que é saúde?
Na antiguidade as explicações sobre o processo saúde-doença estavam baseadas em princípios sobrenaturais ou relacionados a fé, com o desenvolvimento da anatomia se reforçou a ideia da multicausalidade das doenças.
Depois, disso a saúde era considerada como ausência de doença, já que o modelo médico veia ao corpo como uma máquina que devia ser consertada quando estiver "danada"
Na atualidade, a saúde implica o completo bem-estar físico, mental e social de um ser vivo. Isso significa que um indivíduo pode não estar doente e ainda assim não estar com boa saúde.
Entenda mais sobre a saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/40204693
Resposta: Alternativa 4: I e III, apenas.
Explicação: Pág. 15 e 16 do livro Saúde Coletiva da Unicesumar