O músculo esquelético é composto milhares de células com características circulares alongadas, chamadas de fibras musculares, que estão dispostas de maneira paralela em relação umas às outras. As fibras do músculo estriado esquelético em geral são muito longas podendo por exemplo, em um músculo do membro inferior apresentar comprimento igual ao comprimento total do músculo. Existem algumas importantes estruturas relacionadas às fibras musculares para que as mesmas possam desempenhar sua função contrátil, entre estas estruturas encontra-se uma rede de túbulos envolvidos por membrana e preenchidos por líquido, que armazena íons cálcio requeridos para a contração muscular. Neste sentido, responda como é denominada esta estrutura?Retículo sarcoplasmático
b.
Miofibrilas
c.
Túbulos transversos
d.
Sarcoplasma
e.
Sarcolema
Respostas
Resposta:
Tecido muscular estriado esquelético
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais.
" i-amphtml-auto-lightbox-visited="" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; display: block !important; object-fit: scale-down;">O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do nosso corpo
O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração. De acordo com as características das células musculares, é possível classificar esse tecido em: muscular estriado esquelético, muscular estriado cardíaco e muscular não estriado ou liso.
As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina). Já a faixa clara recebe o nome de banda I e apresenta apenas filamentos contráteis finos (actina).
Além da banda A e I, as células musculares esqueléticas possuem a linha Z e a banda H. A chamada linha Z é uma linha transversal escura que se localiza no centro da banda I. A banda H é uma linha clara localizada no centro da banda A. Essas partes formam unidades conhecidas como sarcômeros, que estão localizadas entre duas linhas Z e possuem uma banda A entre duas semibandas I. Uma repetição linear de sarcômeros forma uma miofibrila.