Respostas
Resposta:
A anemia megaloblástica é um tipo de anemia que acontece devido à diminuição da quantidade de vitamina B2 circulante, o que pode fazer com que exista uma diminuição da quantidade de hemácias e aumento do seu tamanho, sendo observada no exame microscópico a presença de hemácias gigantes, além de também haver diminuição do tamanho dos glóbulos brancos e das plaquetas.
Como nesse tipo de anemia há diminuição dos níveis de vitamina B12, é comum que surjam alguns sintomas como dor na barriga, queda de cabelo e alterações do funcionamento intestinal, podendo haver períodos de prisão de ventre e de diarreia.
É importante que a anemia megaloblástica seja identificada e tratada de acordo com a orientação do clínico geral ou hematologista, que pode indicar mudança nos hábitos alimentares ou realização de suplementação de B12, seja por via oral ou diretamente na veia, de acordo com o tipo de anemia megaloblástica.
Os sintomas da anemia megaloblástica estão associados principalmente com a deficiência de B12 no organismo e diminuição da quantidade de hemácias produzidas e circulantes. Isso porque a vitamina B12 faz parte do processo de produção das hemácias e, na sua deficiência, há menor quantidade de hemácias sendo produzidas.
Assim, como consequência, ocorre redução da hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio para as células, o que leva ao aparecimento dos sintomas, sendo os principais:
Cansaço excessivo;
Fraqueza;
Dor muscular;
Queda de cabelo;
Perda de apetite com perda de peso;
Alterações do trânsito intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
Dor abdominal ou náuseas;
Formigamento nas mãos ou pés;
Palidez;
Explicação: