• Matéria: Português
  • Autor: sidneymuniz1289
  • Perguntado 3 anos atrás

De modo geral, as escolhas linguísticas são feitas com vistas à construção de sentidos, o que fica ainda mais evidente na literatura. No trecho a seguir, por exemplo, Graciliano Ramos descreve uma cena da família de Fabiano durante o percurso até um lugar que ofereça melhores condições de vida.

Deixaram a margem do rio, acompanharam a cerca, subiram uma ladeira, chegaram aos juazeiros. Fazia tempo que não viam sombra. Sinha Vitória acomodou os filhos, que arriaram como trouxas, cobriu-os com molambos. O menino mais velho, passada a vertigem que o derrubara, encolhido sobre folhas secas, a cabeça encostada a uma raiz, adormecia, acordava. [...] quando abria os olhos, distinguia vagamente um monte próximo, algumas pedras, um carro de bois. A cachorra Baleia foi enroscar-se junto dele.

Glossário:
Molambo: pedaço de pano velho.
Arriar: abaixar.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

A partir da leitura do trecho, analise as assertivas a seguir considerando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas.

I. As orações iniciais coordenadas assindéticas colaboram à construção de sentidos, marcando a sequência de ações das personagens.
II. As orações “acomodou os filhos” e “cobriu-os com molambos”, embora estejam separadas, são coordenadas entre si.
III. A oração subordinada adjetiva explicativa “que arriaram como trouxas” se refere aos “filhos”.
IV. A oração “passada a vertigem” estabelece o sentido de tempo e classifica-se como adverbial temporal, embora não apresente síndeto.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente

Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, V.

Alternativa 2:
V, V, V, V.

Alternativa 3:
V, F, F, V.

Alternativa 4:
F, F, V, V.

Alternativa 5:
V, F, V, F.

Respostas

respondido por: ivancurso99
15

Resposta:

Eu marquei alternativa 2: V, V, V,V. Mas alguém pode analisar também?

Explicação:


taynaleite84: Eu também marquei essa, mas estou um pouco insegura.
elainedate: Eu fui de VFVF. "PASSADA A VERTIGEM" NÃO DA SENRIDO DE TEMPO, MAS DE ALIVIO DA DOR.
jmjmelo: dá sentido de tempo sim, depois que passou a vertigem é a oração desenvolvida, e passada a vertigem é a reduzida
vagnermiranda201269: Vertigem, no caso em questão, não é adverbio. Posso estar enganado mas é um substantivo.
vagnermiranda201269: A II também está incorreta!!!
vagnermiranda201269: Quando as orações não são ligadas entre si por conectivos, são chamadas de orações coordenadas assindéticas.
Quando as orações são ligadas por conectivos, são chamadas de orações coordenadas sindéticas. ORAÇÕES COORDENADAS ESTÃO LIGADAS POR SINDETOS OU POR VÍRGULA.
respondido por: jalves26
4

As afirmações I, II, III e IV a respeito das orações indicadas são respectivamente:

2. V, V, V, V.

Orações coordenadas e subordinadas

I. VERDADEIRO - O trecho é iniciado com orações coordenadas assindéticas, pois são independentes e não contêm síndeto (conjunção). Elas contribuem para o sentido, pois indicam uma sequência de ações, uma ação se somando à outra ("Deixaram a margem do rio, acompanharam a cerca, subiram uma ladeira, chegaram aos juazeiros").

II. VERDADEIRO - O período em que essas orações aparecem poderia ser reescrito, sem alterar o sentido, assim: "Sinha Vitória acomodou os filhos e cobriu-os com molambos.". As orações são coordenadas (a primeira, assindética; a segunda, sindética aditiva).

III. VERDADEIRO - A oração "que arriaram como trouxas" é adjetiva explicativa, pois se refere ao substantivo "filhos" e está isolada por vírgula.

IV. VERDADEIRO - A oração "passada a vertigem" equivale a "depois que a vertigem passou". Classifica-se como adverbial temporal, pois indica o momento de ocorrência da ação existente na oração principal.

Mais sobre orações coordenadas e subordinadas em:

https://brainly.com.br/tarefa/21270026

https://brainly.com.br/tarefa/1467427

Anexos:

TonIB: Concordo.
Perguntas similares