• Matéria: História
  • Autor: joseoliveira1990a
  • Perguntado 3 anos atrás

O materialismo histórico e dialético tem uma forte influência na formação dos educadores brasileiros. Muito da postura defendida por Karl Marx está na educação como instrumento de manipulação da classe operária como reprodutora dos valores burgueses. Contudo, o revisionismo de muitos teóricos da educação que se intitulam materialista históricos dialéticos, levam a educação como instrumento de transformação da realidade. A educação pode conscientizar os filhos dos operários da exploração efetuada pela classe burguesa.
Sobre as teses de Marx, considere a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
A escola é campo neutro, não está inserida na exploração capitalista. Por isso, ela é a única possibilidade de ascensão social e econômica para os filhos da classe operária.

Alternativa 2:
A educação é um instrumento de manipulação. Nunca permitirá os filhos dos trabalhadores terem a mesma formação qualitativa dos herdeiros dos meios de produção capitalistas.

Alternativa 3:
A classe operária é explorada pelas relações capitalistas e a educação é um instrumento de igualdade que leva ao aprimoramento das habilidades do trabalhador e o coloca na condição de igualdade dos empresários capitalistas.

Alternativa 4:
A educação é o instrumento vital para a incorporação dos valores sociais necessários para o desenvolvimento individual e social. A instrução pública é a condição de aprimoramento de todos, independente de sua condição econômica.

Alternativa 5:
O conceito de objetividade é o elemento principal das teses de Marx. Considerando que a educação não pode estar vinculada a questões políticas e ideológicas, o materialismo histórico e dialético considera o conhecimento neutro e sem vínculo de classe.

Respostas

respondido por: afonsogomes96
1

Resposta:

A alternativa 2

Explicação:

Max acredita que as relações de dominação são, socialmente, construídas, ou seja, não estão presentes desde que o mundo é mundo, e sim foram criadas pela luta de classes. Max percebe que os indivíduos não possuem consciência real da dominação que sofrem, pois aprendem do nascer ao morrer que se deve trabalhar para receber o salário e viver...só tem acesso às aparências, em não ao processo histórico real, uma vez que desconhecem sua própria dominação. Esta aparência seria imposta pela classe dominante.

Perguntas similares