A globalização, as inovações tecnológicas, o aprimoramento nos processos produtivos e a competitividade entre as empresas fazem com que inovações surjam, principalmente em produtos e serviços e o no modo de apresentação destes. Neste ambiente globalizado, o ciclo de vida dos produtos e serviços estão cada vez mais curto, fazendo com as empresas invistam cada vez mais no desenvolvimento de uma cultura interna de inovação, uma vez que a inovação se torna um mecanismo fundamental na adaptação, renovação e sustentabilidade das organizações. Para que as empresas possam se desenvolver e sobreviver a longo prazo, é fundamental estar sempre inovando e acompanhando a evolução do mercado e da concorrência, pois precisam se destacar perante as outras empresas e adaptarem-se às novas exigências provenientes dessa competitividade. Considerando esse contexto, avalia as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: A inovação considera mudanças que podem ter impactos abrangentes e duradouros nas organizações. Porque A inovação não se reduz à criação de produtos, serviços, processos ou tecnologias que rompem com a maneira convencional de fazer as coisas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E - As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Conforme o capítulo 2, do livro da disciplina, as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. - Sobre a cultura de inovação nas organizações – É importante a promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Para permanecer competitiva, a organização precisa gerar continuamente ideias originais e incorporá-las a seus processos, produtos, serviços e relacionamentos. É importante gerar uma cultura que incentive o desejo de fazer as coisas de maneira diferente, a capacidade de entender de forma simples questões complexas, a propensão ao risco e à tolerância ao erro bem-intencionado. A promoção da cultura de inovação deve considerar mecanismos que incentivem a geração de ideias, tanto de forma espontânea como induzida, com relação a temas de interesse estratégico. A capacidade de interação com o ambiente externo, assim como as redes de relacionamentos formais e informais, são também fatores essenciais para a criatividade. A inovação não se reduz à criação de produtos, serviços, processos ou tecnologias que rompem com a maneira convencional de fazer as coisas, mas considera também mudanças que podem ter impactos abrangentes e duradouros na organização.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Sobre a cultura de inovação nas organizações – É importante a promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Para permanecer competitiva, a organização precisa gerar continuamente ideias originais e incorporá-las a seus processos, produtos, serviços e relacionamentos. É importante gerar uma cultura que incentive o desejo de fazer as coisas de maneira diferente, a capacidade de entender de forma simples questões complexas, a propensão ao risco e à tolerância ao erro bem-intencionado. A promoção da cultura de inovação deve considerar mecanismos que incentivem a geração de ideias, tanto de forma espontânea como induzida, com relação a temas de interesse estratégico. A capacidade de interação com o ambiente externo, assim como as redes de relacionamentos formais e informais, são também fatores essenciais para a criatividade. A inovação não se reduz à criação de produtos, serviços, processos ou tecnologias que rompem com a maneira convencional de fazer as coisas, mas considera também mudanças que podem ter impactos abrangentes e duradouros na organização.