A saúde pública brasileira foi se modificando ao longo dos anos pelos acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Assim, a história da saúde no Brasil foi se construindo através desses eventos. FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019. Considerando o exposto acima, a seguir avalie as afirmações: I. Apesar das tentativas do governo brasileiro, o modelo campanhista foi um fracasso de saúde pública por não controlar a febre amarela em nenhum local do país gerando apenas conflitos entre a população e as forças do governo. II. As decisões de saúde públicas tomados por Oswaldo Cruz para combater o mosquito que transmitia a febre amarela gerou descontentamento na população pela forma autoritária e falta de esclarecimento na condução do combate a doença. III. No início de século XX foi elaborada uma lei que obrigava a vacinação de febre amarela em todo território nacional. Com isso, diversos conflitos ocorreram no país entre a população e as autoridades do governo. Esse evento ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Respostas
respondido por:
43
Resposta:
ALTERNATIVA 2
Explicação:NA PAGINA 44 DO LIVRO SAUDE COLETIVA UNICESSUMAR
carlinhacarlasouza51:
concordo
respondido por:
0
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre a saúde pública no Brasil é a Alternativa 2: II, apenas.
Análise das afirmações sobre a saúde pública brasileira:
- I - ERRADA, dado que a febre amarela foi controlada no modelo campanhista, então ele não foi um fracasso.
- II - CORRETA, uma vez que Oswaldo Cruz gerou descontentamento por parte da população pela maneira autoritária de vacinar a população,
- III - ERRADA, visto que a lei do início do século XX obrigava a vacinação contra a varíola, e não contra a febre amarela.
Leia mais sobre saúde pública:
https://brainly.com.br/tarefa/41525593
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás