Respostas
Resposta:
A fase da adolescência revela uma inevitável transição do cérebro infantil para um cérebro adulto. As mudanças envolvidas nessa transformação não são um simples aumento do peso ou volume cerebral. Sabe-se que algumas estruturas crescem, outras, por sua vez, encolhem, e são percebidas reorganizações químicas e estruturais, o que leva ao amadurecimento funcional do cérebro.
Pode parecer um pouco complexo o que estou dizendo, mas, neste artigo, convido vocês a “mergulharem” no cérebro do adolescente para entender, minimamente, o seu funcionamento. Afinal de contas, não é fácil lidar com tantas mudanças, não é mesmo? Compreendê-las melhor é um caminho para se pensar em diálogos mais assertivos com esses jovens, sobretudo no que diz respeito a comportamentos não saudáveis, muitas vezes tóxicos e que podem levar aos vícios na adolescência tão temidos por vocês, famílias!
Quando se inicia a adolescência?
Muitos traduzem a adolescência como “aborrecência”, mas gostaria de ser mais compassiva e expandir esse olhar reducionista sobre uma época tão mágica da vida. Essa fase traduz o momento em que a criança deixa de ser criança e começa a experimentar novas sensações e sentimentos.
Isso acontece aos cerca de 11 anos para as meninas e de 14 anos para os meninos, e é um grande marco, pois os hormônios do jovem atingiram a sua capacidade reprodutiva. É um período que revela uma transição das capacidades cognitivas, emocionais e até mesmo sociais do cérebro, ou seja, é o que permite que o indivíduo alcance a posição de adulto na sociedade em que vive.
Eespero ter lhe ajudado!