O feedback é uma importante etapa do processo de avaliação de um colaborador, pois é nesse momento que a liderança tem a oportunidade de trazer para o avaliado como ele está se saindo no seu trabalho. Pode-se afirmar que o feedback funciona como uma bússola, mostrando ao colaborador se a direção tomada em suas atitudes está correta, bem como avaliar suas competências e conhecimentos.
Diante desse contexto, considere a seguinte situação hipotética: Joana é líder de uma equipe de trabalho com três pessoas: Marcos, Ana Luiza e Simone. Ao longo de sua carreira, fez vários cursos sobre avaliação de desempenho e feedback, e hoje se orgulha de ter desenvolvido sua própria forma de conduzir essas situações.
Elaborado pela professora (2022).
Diante do exposto, e considerando práticas de feedback estratégico que Joana deve utilizar para estar alinhada com as boas práticas de gestão de pessoas, avalie a afirmações a seguir.
I. Joana tem por hábito dar feedbacks surpresa para a equipe, uma forma de não gerar o stress de marcar uma data e o colaborador ficar pensando no que será falado, gerando assim insegurança nos dias que antecedem o momento agendado.
II. Joana também percebe que é muito mais fácil dar feedback para Simone, pela amizade que desenvolveram fora do ambiente de trabalho. Muitas vezes até aproveita momentos de lazer para conversar com Simone sem a pressão de um feedback formal, pois assim será mais fácil de processar o que foi falado.
III. Joana reconhece que a avaliação de desempenho de Ana Luiza é excelente e que ela está acima da média dos demais colaboradores da equipe. Aproveita o momento de feedback com Ana para pedir que ela faça sua própria avaliação e só depois fornece a sua, assim há um melhor alinhamento de percepções, o que gera crescimento em sua colaboradora.
IV. Os feedbacks para Marcos são sempre carregados de tensão, pois ele tem uma formação diferente da de Joana e ela acredita que ele insiste em não mudar sua forma de trabalho para provocá-la. Joana já procurou provar para Marcos de inúmeras maneiras que ele está sendo teimoso em não acatar a sua forma de realizar as tarefas. O feedback acaba sendo um momento exaustivo, pois Joana precisa falar muito rápido e não se render às explicações de Marcos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Explicação:
O feedback não deve ser um momento tenso e nem se deve misturar trabalho e relações pessoais.
O feedback é uma resposta à comunicação, ela pode ocorrer em vários contextos, inclusive no de avaliação de um colaborador, nesse caso o processo deve ser o menos traumático e como é algo do trabalho, deve ser feito no ambiente de trabalho (alternativa 2).
O feedback e a gestão de pessoas
Nem sempre o feedback é tenso por conta de quem emite, as vezes é um problema de comunicação na parte da interpretação do funcionário que está sendo avaliado.
Porém, é preciso ter em mente que a crítica não deve ser feita apenas de maneira punitiva, é preciso ponderar outros fatores e buscar embasar o feedback em algum indicativo.
Venha estudar mais sobre o feedback em:
https://brainly.com.br/tarefa/34254940