Sonho de carnaval
Carnaval, desengano...
Deixei a dor em casa me esperando
E brinquei e gritei e fui vestido de rei.
Quarta-feira sempre desce o pano.
Carnaval, desengano...
Essa morena me deixou sonhando,
Mão na mão, pé no chão
E hoje nem lembra não.
Era uma canção, um só cordão
E uma vontade
De tomar a mão
De cada irmão pela cidade.
No carnaval, esperança
Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança,
Que gente grande saiba ser criança.
(Chico Buarque de Holanda)
01) Justifique o título dado à canção:
02) O que significa a expressão "desce o pano"?
03) Qual era a vontade do eu lírico?
04) No Carnaval há esperança de quê?
05) Para o eu lírico o que é sonho e o que é realidade?
06) A esperança do eu lírico se concretiza? Justifique sua resposta:
07) O que a formatação do texto tem a ver com a temática dele e com o estilo literário chamado Modernismo?
08) Copie da música um exemplo de polissíndeto, explicando seu raciocínio:
09) Que mensagem a canção transmite? Comente:
Respostas
01) O título dado à canção, qual seja "Sonho de carnaval", representa a concepção de carnaval do autor da composição, o qual é visto como um momento de libertação, de desligamento da realidade da vida, ou seja, de sonho.
02) A expressão "desce o pano" faz referência ao que ocorre, geralmente, em peças teatrais quando encerradas: quando a peça termina, uma cortina se fecha.
Nesse sentido, no contexto da canção a expressão denota o fim do carnaval, que ocorre na quarta-feira de cinzas.
03) A vontade do eu lírico está expressa no terceiro parágrafo: "tomar a mão de cada irmão pela cidade". Ou seja, se juntar às pessoas da cidade e brincar o carnaval em união.
04) No carnaval há esperança de festa, de felicidade, de comemoração. Nesse sentido, a esperança do eu lírico está expressa no último parágrafo da composição.
05) Para o eu lírico, o carnaval, a brincadeira, a felicidade é sonho, e a realidade é dor, como expressa no segundo verso do primeiro parágrafo.
06) Sim, a esperança se concretiza, uma vez que ele brinca carnaval, mas brevemente se encerra junto com a quarta-feira de cinzas.
07) A formatação do texto faz relação direta com a temática de carnaval, com o uso de versos livres e linguagem coloquial, próxima da oralidade do brasileiro, por exemplo, do mesmo modo com o movimento modernista, movimento no qual Chico Buarque se inspira para compor.
08) Temos um exemplo de polissíndeto no seguinte trecho:
"Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança,
Que gente grande saiba ser criança".
O polissíndeto é identificado na repetição proposital de conjunções, o que ocorre no trecho destacado com a conjunção "que".
09) A canção transmite uma mensagem de apreciação do carnaval, que é considerado como um movimento mágico, de alegria e distanciamento das dores da vida. O carnaval é, para o eu lírico, um momento de sonho, um sonho fugaz.
Sobre a canção "Sonho de Carnaval", de Chico Buarque
- A canção "Sonho de Carnaval" é uma composição do cantor e letrista brasileiro, Chico Buarque, que traz uma abordagem bastante comum nos textos do cantor, o carnaval como um momento mágico.
- Em "Sonho de Carnaval" as festas de carnaval são vistas como um momento de libertação da realidade, onde as ruas constituem o palco de alegrias em oposição à casa, lugar de dor, como visto no verso "Deixei a dor em casa me esperando".
- Nesse mesmo sentido se apresenta, por exemplo, a composição "Vai passar”, também de Chico Buarque, que, como dito, tem o tema "carnaval" como uma constante na sua obra.
Mais sobre Chico Buarque: https://brainly.com.br/tarefa/29338840
Bons estudos!