• Matéria: História
  • Autor: LaisSantosNas
  • Perguntado 3 anos atrás

In brazil ---- beautiful places and nice people


may20000: Oi qual é a sua dúvida?
LaisSantosNas: Hjju
LaisSantosNas: Um texto de 10 linhas no mínimo. Falando sobre os elementos políticos, econômicos e sociais que levaram a queda do Império e a instalação da República brasileira me ajude por favor
may20000: Espero ter ajudado...

Respostas

respondido por: may20000
2

Resposta:

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e representou o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano. Desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política. O Clube Militar no Rio de Janeiro se tornou local para discussões sobre as causas republicanas.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação militar na política brasileira durante o Segundo Reinado. E foi justamente um levante miliar o responsável pela deposição do segundo imperador brasileiro. Logo após a instalação da República, a família real foi exilada na França.

Explicação:

As causas da Proclamação da República estão ligadas à crise do Segundo Reinado. O movimento republicano se apresentou como a solução para essa crise, angariando apoio da elite brasileira. Apesar do apoio popular à pessoa do imperador, seu governo já não era mais efetivo, já não conseguia conter a crise do final do século XIX. A historiografia tem por tradição denominar as causas da proclamação da república como questões.

A Questão Militar foi o atrito entre Dom Pedro II e os militares. Aproveitando a força da vitória na Guerra do Paraguai, os militares quiseram participar efetivamente da política brasileira, mas Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu essa participação. O Exército, em especial, mostrava-se como “salvador da pátria”, como se fosse o único detentor da solução para a crise enfrentada pelo Império.


LaisSantosNas: Muito obg
may20000: de nada boa noite
Perguntas similares