Por que a Classe Reptilia (criada pela taxonomia tradicional) não pode ser considerada detentora de valor filogenético/evolutivo?
Respostas
Resposta:
A sistemática é a disciplina da Biologia comparada que se ocupa dos métodos para estimar as relações filogenéticas dos seres vivos, ou seja, para reconstruir suas relações de parentesco. A taxonomia é a parte da sistemática que se ocupa das regras e dos princípios a serem usados para comunicar os resultados da análise sistemática.
Um dos métodos que tem sido utilizado mais freqüentemente para pesquisar as relações de parentesco (ou filogenéticas) é o cladístico. Esse método utiliza caracteres sinapomórficos como indicadores de parentesco. Caracteres sinapomórficos (ou sinapomorfias) são caracteres homólogos derivados, herdados de um ancestral comum recente por dois ou mais táxons e que permitem reuni-los em grupos monofiléticos, que na maioria dos casos mostra um padrão ramificado. O resultado é resumido em um gráfico, denominado cladograma, que apresenta a distribuição de caracteres. O cladograma é transformado em uma árvore filogenética(Figura 1), quando interpretado do ponto de vista temporal e quando assume-se que cada ponto de ramificação (nodo) representa um ancestral, real ou hipotético e que cada ramo representa uma linhagem evolutiva de um dado grupo.