Leia o estudo de caso a seguir:
Lucas (10 anos) e Paulo (14 anos) são irmãos, moram na mesma casa e receberam a mesma educação de seus pais, porém possuem uma personalidade diferente, Lucas é mais extrovertido, enquanto Paulo é totalmente introvertido, tal característica condiciona o comportamento de cada um de forma diferente diante de interações sociais.
Com base no exposto, analise as assertivas a seguir quanto à personalidade, considerando o que estudamos sobre o conceito de personalidade para Freud.
I. Mesmo que Lucas e Paulo tenham a mesma carga genética e a mesma educação, cada um desenvolveu características que os tornaram únicos.
II. Lucas e Paulo possuem uma personalidade distinta uma vez que a hereditariedade diferente das relações sociais não influenciam a formação da personalidade.
III. O caso de Lucas e Paulo pode ser explicado pelos três grandes sistemas propostos por Freud acerca da personalidade: Id, Ego e Superego.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
A base da resposta está justamente na teoria da psicanálise com ênfase na personalidade, ideia explicada por Freud. Logo, apenas as alternativas I e III estão corretas. Ambos os irmãos possuem o mesmo grau de parentesco, onde a hereditariedade se apresenta em estado pleno de igualdade.
A base do Ego, Superego e ID
Ego é notado como a instância principal, ou seja exerce diferentes funções se comunicando com o ID.
O Superego se apresenta como o oposto, estando diretamente ligado as sensações que Paulo apresenta.
O Id nesse sentido pode ser notado como a parte mais instintiva do irmão, aquela que privilegia as vontades e os ímpetos.
Por fim, um dos irmãos pode ser explicado a partir de suas ações extrovertido e o outro pelas ações introvertido.
Sobre a psicologia social:
https://brainly.com.br/tarefa/1651248