Respostas
Resposta:
Os sustenidos são os acidentes das notas. Se eu tenho um Dó e aumento meio tom eu passo a um Dó sustenido. Os sustenidos não acontecem entre todas as notas da escala musical, por exemplo: entre o Mi e o Fá temos apenas meio tom de diferença, ou seja, não tenho (originalmente) o Mi sustenido (porém, existem notações que exigem a escrita do Mi sustenido).
Nas escalas eu tenho, acompanhando o ciclo das quintas, o aparecimento dos acidentes fixos.
Na escala de Dó maior não possuímos nenhum acidente fixo. Acompanhando o ciclo das quintas eu tenho a próxima escala: Dó Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó. Então, na escala de Sol maior eu tenho o primeiro acidente fixo. Este acidente acompanhará a escala anterior e o ciclo das quartas. Dó Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, então, o primeiro acidente é o Fá sustenido.
O segundo acidente fixo será o Dó sustenido e ele aparecerá na escala de Ré maior, vamos ver o porquê?
Se eu pego a escala de Sol maior e acrescento um acidente fixo, preciso usar o ciclo das quintas para descobrir qual a próxima tonalidade (Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol) e o ciclo das quartas para descobrir qual o próximo acidente (Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol).
Seguindo estes passos conseguimos desenhar todas as escalas maiores.
Explicação:
Resposta:
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. A palavra é usada como adjetivo para indicar entonação acima da altura constante da notação.
Explicação: