Os agrotóxicos são substâncias químicas projetadas para eliminar alguns tipos de organismos que interferem no desenvolvimento das culturas agrícolas. Seu surgimento remete à primeira metade do século XX e sua especialização e consequente intensificação de uso se deu no período da Revolução Verde, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
Elaborado pelo professor, 2022.
Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, o uso de agrotóxicos requer atenção. Sobre este assunto, analise as afirmações:
I. Os agrotóxicos são divididos de acordo com o organismo alvo que atacam, sendo que os herbicidas são voltados para o controle de insetos praga nas culturas.
II. Devido à grande evolução da indústria química, pode-se dizer que apenas frações do princípio ativo dos agrotóxicos já cumprem com o seu papel, o que reduziu dramaticamente a sua toxicidade. Isto faz com que o uso dos EPIs em seu manejo seja dispensável.
III. Considerando as legislações vigentes, é proibido utilizar um agrotóxico que não seja recomendado para uma determinada cultura. Ademais, é proibido usar agrotóxicos que não possuam registro no país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
II apenas.
Alternativa 3:
III apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
A alternativa 3 é a correta.
I. Falso. Herbicidas matam as plantas. Para ser seletivo, o herbicida deve: – afetar o local de ação na planta daninha, mas não na cultura; – ser metabolizado ou degradado pela cultura e não o ser pela planta daninha; – atingir somente a planta-alvo.
II Falso O uso de EPI não é dispensável, mesmo que seja em baixa toxidade para as plantas ao manusear você mexendo com grandes concentrações.
III Verdade . Existem muitos agrotóxicos que são banidos em diversos países por ser comprovado que a sua toxidade passa para os alimentos e chegam a atingir nosso organismo e temos leis no Brasil que fazem essa regulamentação. infelizmente o atual governo afrouxou as leis e estão sendo utilizados hoje no Brasil fertilizantes que são proibidos em outros países, entre eles estão "Tricolfon, Cihexatina, Abamectina, Acefato, Carbofuran, Forato, Fosmete, Lactofen, Parationa Metílica e Thiram."
Espero ter ajudado!