Os sofistas podem ser considerados como os primeiros professores particulares da história, pois foram os primeiros a serem pagos para ensinar. Após a vitória dos gregos sobre os persas, ao fim das Guerras Médicas, entre 490 e 479 a.C., a Acrópole de Atenas foi reconstruída, onde reformas políticas, aos poucos, levaram ao aparecimento da democracia. A ascensão de outras classes sociais atenienses atraíram para Atenas uma diversidade de pessoas diferentes da aristocracia: comerciantes, músicos, escultores, pintores, arquitetos e pensadores de diferentes matizes e, entre esses, estavam os sofistas.
Nesse contexto, descreva quem foram os sofistas, a diferença entre eles e os pensadores originários, além de enfatizar a importância dos sofistas para a pedagogia.
Respostas
Resposta:
Quem foram os sofista:
Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica.
os sofistas não defendem a possibilidade de verdades universais e os pré-socráticos buscam o princípio de todas as coisas.Os sofistas especulam sobre a origem de todas as coisas e os pré-socráticos admitem a possibilidade da verdade.
A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional.
Explicação:espero ter ajudado eu fiz o meu texto assim.