O inventário comportamental abrange a análise do comportamento e o mapeamento do indivíduo. A partir do inventário é possível identificar competências, habilidades, capacidades e características comportamentais do candidato. Esse tipo de ferramenta permite apontar as preferências naturais do indivíduo, além de analisar como ele responde aos estímulos externos e suas tendências para a tomada de decisão. O inventário comportamental é um recurso utilizado para que as empresas identifiquem talentos e possam selecionar o candidato mais alinhado ao cargo. Por possibilitar uma análise de características do indivíduo, ele permite que a organização delegue funções e atividades adequadas para cada perfil. Além de ser muito utilizada pelas empresas no processo de contratação, essa ferramenta também pode ser empregada para melhorar o desempenho dos colaboradores, promover líderes e descobrir novos talentos.

​O mercado de TI (tecnologia da Informação) está em franco desenvolvimento no país. Bons profissionais de programação são ativos importantes para as empresas e por isso são disputados pelos recrutadores. Considere que Ana Maria é gestora de RH de uma empresa de cartões virtuais e está em busca de um gerente para o novo projeto que será lançado em breve. Ela tem o perfil ideal mais adequado para preencher essa posição. Dentro do que Ana Maria procura está uma composição de hard e soft skills, que não são fáceis de identificar.

Disponível em: . Acesso em: 28 jan. de 2022.



Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a respeito de inventário de competências:

I. Avaliar soft skills de um candidato interno é mais fácil, pois já há um histórico de seu comportamento dentro da empresa, facilitando a identificação do que ele pode oferecer ao novo cargo.
II. Ana Maria deve focar bastante na qualificação técnica dos candidatos, pois a área de TI tem o foco mais racional da tecnologia.
III. Ter um inventário de competências de cada colaborador torna o processo seletivo interno mais ágil e com chances de sucesso.
IV. O processo seletivo focado apenas em soft skills é mais adequado, para garantir a harmonia da equipe com o novo integrante.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: grazielleboaventura
12

Resposta: 4 II, III e IV apenas.

Explicação:

respondido por: leandrosouza9262
5

Resposta:

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Explicação:

Avaliar soft skills de um candidato interno é mais fácil, pois já há um histórico de seu comportamento dentro da empresa, facilitando a identificação do que ele pode oferecer ao novo cargo.

Ter um inventário de competências de cada colaborador torna o processo seletivo interno mais ágil e com chances de sucesso.

Dentro do que Ana Maria procura está uma composição de hard e soft skills, a junção dos dois é fundamental para o sucesso dessa seleção

Perguntas similares