1. as narrativas sobre cavaleiros heroicos, amplamente difundidas na península ibérica, aproximam ou distanciam a literatura trovadoresca do contexto da reconquista?
2. para compreendermos a literatura trovadoresca, é necessário relacioná-la á visão de mundo e á organização social da época? justifique
Respostas
1. As narrativas sobre cavaleiros heroicos na Península Ibérica aproximam a literatura trovadoresca no contexto da Reconquista Cristã, pois colocavam identidade linguística nas manifestações populares.
2. Sim, para compreender a literatura trovadoresca é importante relacionar com a organização social da época, a Idade Média.
Trovadorismo
É considerado o primeiro movimento literário da língua portuguesa, surgindo no século XI, ainda na Idade Média - que compreende o período entre os séculos V e XV, aproximadamente.
De 711 a 756 o Califado Omíada (muçulmanos originários da Arábia Saudita) invadiu os territórios que hoje situam-se Portugal e Espanha. Permaneceram em alguns locais até 1492, com a final reconquista de Granada (Espanha). Durante os séculos XI a XIII, ocorreu a Reconquista Cristã em Portugal.
A independência do Norte português foi reconhecida por Castela (reino espanhol) em 1143. Em 1249, os últimos islâmicos foram expulsos de Algarves (extremo Sul de Portugal), tornando-se assim o primeiro Estado-nação da Europa.
O movimento do trovadorismo foi muito importante para o desenvolvimento da cultura e do idioma português, com esta identidade de nação sendo estimulada no século XIII pelo rei-trovador Dom Dinis I.
O trovadorismo desponta juntamente com a formação territorial de Portugal. Suas cantigas são classificadas como:
- cantigas de amor;
- cantigas de amigo;
- cantigas de escárnio;
- cantigas de maldizer.
Para mais informações sobre os muçulmanos na Península Ibérica, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/38993807