Ao refletirmos sobre a atuação do professor de Matemática, D'Ambrosio (1996, p. 13) argumenta que esse profissional deve compreender-se como um “[...] educador que tem a matemática como sua área de competência e seu instrumento de ação, mas não como um matemático que utiliza a educação para a divulgação de suas habilidades e competências”.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas. São Paulo: Papirus, 1996.
A respeito da afirmação sobre o professor de matemática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A reflexão expressa que o professor de matemática exerce o mesmo ofício que o matemático profissional.
Alternativa 2:
A reflexão expressa que o matemático enquanto profissional desempenha suas competências profissionais na escola.
Alternativa 3:
A reflexão expressa que o professor de matemática tem na educação a oportunidade de mostrar suas habilidades matemáticas.
Alternativa 4:
A reflexão expressa que o professor de matemática utiliza a matemática como instrumento para transformação por meio da educação.
Alternativa 5:
A reflexão expressa que o professor de matemática, em termos de intencionalidades, tem um papel semelhante ao do matemático profissional.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 4:
A reflexão expressa que o professor de matemática utiliza a matemática como instrumento para transformação por meio da educação.
Explicação passo a passo:
O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa através da Matemática. Tem por objetivo a formação do cidadão e, devido a isso, questiona qual a Matemática e qual o ensino são adequados e relevantes para essa formação.
Um matemático é alguém que usa um amplo conhecimento de matemática em seu trabalho, normalmente para resolver problemas matemáticos. Os matemáticos se preocupam com números, dados, quantidade, estrutura, espaço, modelos e mudanças.
Observe bem que ambos são distintos.
solucion71:
obrigado
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás