O Estado brasileiro tem origem no sistema político absoluto, e no século XIX, entra para o sistema político liberal, aderindo o sistema democrático no século XX. Nesse contexto, inicialmente a estrutura organizacional do Estado se consolida na administração pública patrimonialista, posteriormente adota a organização burocrática, e no final do século XX transforma-se em um modelo de administração gerencial. Assim, o Estado brasileiro passa por transformações em seu modo de organização de acordo com cada uma dessas reformas administrativas. CAMILO, Elisabete; STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021. Com base no exposto e ainda sobre as reformas administrativas brasileiras, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. Na Administração Pública Patrimonialista, a estrutura do Estado é definida como uma continuidade do poder do monarca. Esse modelo colabora para a prática do nepotismo, da corrupção e do controle por parte dos soberanos. II. Na Administração Pública Burocrática há uma maior rigidez e formalidade aos processos administrativos, cria-se a ideia de carreira pública que se relaciona com o desenvolvimento e a profissionalização. III. Na Administração Pública Gerencial o Estado transfere para o setor privado as atividades de mercado, assim a transferência torna-se referência aos processos. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, F, V. Alternativa 2: F, F, V. Alternativa 3: V, F, F. Alternativa 4: V, V, F. Alternativa 5: V, V, V.
Respostas
respondido por:
10
Com base no exposto sobre as reformas administrativas no Brasil a sequência correta é: V, V, V, alternativa V)
Administração pública patrimonialista
Criada no período dos monarcas, corroborou muito com a criação do patrimônio dos políticos da época, pois nesse modelo não existe diferença entre patrimônio pessoal ou não.
Ou seja, não existia distinção entre o que pertencia aos líderes da época e o que pertencia ao estado, neste caso, Portugal, caso este modelo ainda estivesse em vigor no Brasil, o país seria extremamente endividado.
Já na administração pública burocrática distingue o público e o privado. É nela que ocorre a separação entre o político e o administrador público.
Saiba mais sobre administração gerencial em: https://brainly.com.br/tarefa/21308842
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás