Respostas
Resposta:
As cidades são locais de concentração de pessoas, indústrias, serviços e órgãos públicos, além de variadas culturas e problemas sociais e econômicos. Esses elementos indicam as características que podem ter e mostram que cada uma deve possuir organização e função próprias. A maior parte da população do país mora nas cidades: de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 85% dos brasileiros vivem nessas áreas. O restante, por sua vez, sofre influências delas, já que nesses locais são tomadas as decisões políticas e nasce a cultura urbana para se espalhar pelo país.
Nas escolas, o ensino sobre cidades está presente nas aulas de Geografia. Um equívoco comum no estudo do tema, porém, é confundi-las com as metrópoles. Sonia Castellar, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), explica que a noção de metrópole está relacionada a um conjunto de fatores. "Além de os locais com essa denominação serem os mais populosos, eles exercem grande influência política e econômica e estão ligados fisicamente a outras cidades", comenta. É o caso de São Paulo, maior cidade da América do Sul, e dos 39 municípios da região metropolitana, com mais de 19 milhões de habitantes. Na capital, há uma grande concentração de construções, conforme a foto aérea.
ESPERO QUE TENHA AJUDADO:ᓚᘏᗢ
Resposta:
A forma como são organizadas, o seu tamanho, como são governadas, onde se localizam, que tipo de atividades econômicas são mais prevalentes e a sua extensão são as principais diferenças entre as cidades antigas e as atuais.