Respostas
Explicação:
Dom Pedro II (ou Pedro II do Brasil) foi o segundo e último Imperador do Brasil.
Ele subiu ao trono em 1840 e esteve a frente do país até 1889, quando ocorreu o golpe que instalou a República.
Seguindo as tradições portuguesas e reais, o herdeiro do trono recebeu vários nomes a fim de homenagear seus avós, santos e anjos.
Seu nome completo era: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.
Nascido em 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II era filho de Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, e da Imperatriz D. Maria Leopoldina.
Ele era o sétimo filho do casal, mas tornou-se herdeiro visto que seus irmãos mais velhos, Miguel e João Carlos, morreram.
Sua mãe faleceu quando ele tinha cerca de um ano de idade. Posteriormente, seu pai o deixaria com cinco anos, partindo para conquistar o trono português e ali morreria quando ele tinha nove.
Por esse motivo, teve uma infância difícil, embora tenha recebido uma educação exemplar.
O pai de D. Pedro I, D. João VI, nasceu em 13 de maio de 1767, no Palácio Real da Ajuda, em Lisboa, filho da rainha D. Maria I e de D. Pedro III, recebendo o nome João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael, e faleceu em 10 de março de 1826, no Palácio da Bemposta, sendo sepultado no Mosteiro de São Vicente de Fora, ambos na capital portuguesa. Casou em 8 de maio de 1785 com D. Carlota Joaquina de Bourbon, princesa espanhola, filha do D. Carlos IV, rei de Espanha, e de D. Maria Luísa Teresa de Parma, nascida em Aranjuez a 25 de abril de 1775 e falecida em Lisboa no Palácio de Queluz em 7 de janeiro de 1830.
O herdeiro do trono português era seu irmão mais velho D. José, que veio a falecer em 11 de setembro de 1788, aos 27 anos de idade, vítima de varíola. A morte de seu primogênito e também de seu marido em 25 de maio de 1786 abalaram a saúde da rainha D. Maria I. Por causa do problema mental de sua mãe, D. João passou a governar desde 1792, porém só se tornou príncipe regente a partir de 1799.