Carolina costuma decidir de forma individual e rápida sempre que algum problema surge e obstaculiza o trabalho de sua equipe. Para isso, se utiliza do repertório de vezes que problemas similares já aconteceram e das ações que foram postas em prática para solucioná-los. Ocorre que, desta vez, ao decidir sobre como deveriam agir, ela equivocou-se e a equipe percebeu que a decisão não foi a mais adequada ao contexto. Carolina, porém, não aceitou a crítica e fez com que todos persistissem em sua atuação. Com base na narrativa das atitudes dessa gestora ao decidir, marque a alternativa correta.
A. A gestora apresenta um processo racional, comportamental e colaborativo ao tomar suas decisões.
B. Carolina baseia suas decisões em fatos objetivos ocorridos no passado, o que garante resultados eficazes.
C. Está havendo um erro conhecido como escalada de comprometimento, que faz com que Carolina não volte atrás no que decidiu.
D. Como admitir erros e falhas representa um sinal de fraqueza da gestão, essa líder precisa manter suas convicções.
E. Está havendo uma rejeição da gestora pela equipe, que critica suas decisões que seguem procedimentos corretos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
c
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
Letra C
Explicação:
Carolina está apresentando uma postura de liderança autocrática e centralizando as decisões. Mesmo que procure estabelecer um modelo de tomada de decisão racional, baseado em fatos experienciados anteriormente, isso não é garantia de resultados, pois os aspectos contextuais, sociais e comportamentais de sua equipe são outros. A gestora incorre na escalada de comprometimento, deixando que seu orgulho não permita que errou e corrija sua decisão equivocada. Reconhecer erros e voltar atrás são atributos positivos de um líder e não representam sinais de fraqueza. A equipe está rejeitando a decisão tomada pela gestora, justamente por perceber que não foi a mais adequada
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás