9. Esta é a obra do Salvador Dali, chamada: a persistência da Memória. Ela foi produzida em 1931, usando a técnica óleo sobre tela, e está exposta no Museu de arte moderna de Nova York (MoMa). Faça um pequeno texto relatando o que você vê (cores, formas, símbolos, e objetos), e o que você sente ao observá-la?!
Respostas
Resposta:
obras de cunho surrealista dão margem a várias interpretações já que são carregadas de simbolismos e possuem poucas representações diretas da realidade. A Persistência da Memória traz uma mensagem relacionada à temporalidade e a memória.
Por meio do método “paranoico-crítico”, desenvolvido pelo artista com base em teorias da psicanálise, Dalí cria situações que exploram o inconsciente e a fantasia, colocando objetos em cenários insólitos, incomuns. Assim, o artista ressignifica os elementos, trazendo conceitos diversos.
Os relógios "derretidos"
relogio
Os relógios que se derretem representam um tempo que passa de forma diferente. Ao contrário dos relógios normais, que marcam com precisão a passagem dos segundos, estes relógios de Dalí possuem marcações distintas, pois os seus ponteiros estão derretidos e trazem uma noção distorcida dos segundos.
Quando olhamos para os relógios, reconhecemos este objeto, porém, ele nos causa estranheza, pois está destituído do seu formato e uso convencionais. Essa estranheza gera uma reflexão sobre o próprio objeto e a sua função.
Há ainda a interpretação dos relógios derretidos estarem relacionados à impotência sexual, assunto abordado em outros trabalhos do artista. Por meio da consistência do objeto, nesse caso flácido, Dalí cria um elo entre a sexualidade e o tempo.
espero ter ajudado :P