• Matéria: Química
  • Autor: paulolemos587
  • Perguntado 3 anos atrás

como podemos usar os radioisótopos para conhecer a nossa historia


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, provas, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: EmiliaCandida22
14

Resposta:

O Carbono 14 é um RADIOISÓTOPO artificial, embora também exista na atmosfera, já o Carbono 12 é o mais comum na natureza. O Carbono 14 é denominado de contador radioativo do tempo, este processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e fósseis.


00001056772347sp: Como vc sabe disso tudo vc e esperto em
respondido por: arielcrvlh
5

O radioisótopo mais utilizado para conhecer a história é o carbono-14, sendo usado por arqueólogos e paleontologistas, por exemplo.

Qual a funcionalidade do carbono-14?

Ele é utilizado num processo chamado datação.

A datação por carbono-14 foi desenvolvida por Willard Libby, que percebeu que a quantidade do radioisótopo carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante ao longo do tempo.

Portanto, medir o valor do carbono-14 em num fóssil pode nos dar estimativas sobre o tempo que se passou desde sua morte. Ou seja, o carbono-14 morre com os seres vivos e, a partir de então, sua quantidade diminui ano a ano.

Isso torna possível entender em que época essas criaturas viveram. Hoje, este é a técnica mais eficiente para estimar a idade de espécimes arqueológicos. Esse procedimento pode ser aplicado a materiais como madeira, carbono, ossos, conchas, etc.

Aprenda mais sobre a datação com carbono-14 em: https://brainly.com.br/tarefa/29737664

Anexos:
Perguntas similares