como podemos usar os radioisótopos para conhecer a nossa historia
Respostas
Resposta:
O Carbono 14 é um RADIOISÓTOPO artificial, embora também exista na atmosfera, já o Carbono 12 é o mais comum na natureza. O Carbono 14 é denominado de contador radioativo do tempo, este processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e fósseis.
O radioisótopo mais utilizado para conhecer a história é o carbono-14, sendo usado por arqueólogos e paleontologistas, por exemplo.
Qual a funcionalidade do carbono-14?
Ele é utilizado num processo chamado datação.
A datação por carbono-14 foi desenvolvida por Willard Libby, que percebeu que a quantidade do radioisótopo carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante ao longo do tempo.
Portanto, medir o valor do carbono-14 em num fóssil pode nos dar estimativas sobre o tempo que se passou desde sua morte. Ou seja, o carbono-14 morre com os seres vivos e, a partir de então, sua quantidade diminui ano a ano.
Isso torna possível entender em que época essas criaturas viveram. Hoje, este é a técnica mais eficiente para estimar a idade de espécimes arqueológicos. Esse procedimento pode ser aplicado a materiais como madeira, carbono, ossos, conchas, etc.
Aprenda mais sobre a datação com carbono-14 em: https://brainly.com.br/tarefa/29737664