Respostas
Resposta:
A movimentação de tropas na fronteira entre Rússia e Ucrânia pôs o mundo em alerta. Num contexto mais recente, o conflito recupera disputas ocorridas em 2014, quando o território da Crimeia, península ucraniana, foi incorporado à Rússia. Há, no entanto, dimensões geopolíticas e históricas relacionadas ao confronto, que remontam à Guerra Fria. A Agência Brasil ouviu pesquisadores que explicam as raízes e os possíveis desdobramentos da situação no Leste Europeu.
“É uma questão basicamente de geopolítica, mexendo com o tabuleiro de xadrez da política internacional. É como se fosse um triângulo com três vértices: de um lado a Rússia, do outro lado os Estados Unidos e o terceiro vértice seria a Europa propriamente dita. E, no meio de toda esta confusão, está um país relativamente pequeno, que é a Ucrânia”, resume o professor aposentado de História Contemporânea Antônio Barbosa, da Universidade de Brasília (UnB).
Ele aponta que as movimentações de Vladimir Putin, presidente russo, têm a ver com o propósito de mostrar para o mundo que o país “continua no jogo das grandes potências”. Barbosa lembra que, com o fim da União Soviética, em 1991, nos anos que se seguiram, o poder mundial aparente estava concentrado nas mãos dos Estados Unidos. “Putin está conseguindo mostrar que, apesar de a União Soviética não existir mais, de ter perdido o controle sobre os países do Leste Europeu, a Rússia continua sendo uma grande potência, inclusive mantendo intacto o seu arsenal nuclear”, analisa.
Explicação:
espero ter ajudado
Vladimir Putin decidiu lançar uma "operação militar especial" no leste da Rússia há mais de duas semanas com o qual iniciou uma guerra com a Ucrânia que até o momento deixa mais de 2800 mortos.
Guerra Rússia - Ucrânia:
O início de tudo o problema tem sua origem há mais de 30 anos, quando em 1991 a União Soviética se dissolveu e seus territórios se tornaram repúblicas independentes.
A tensão aumentou na última terça-feira, 22 de fevereiro, quando a Rússia reconheceu a independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, localizadas na área conhecida como Donbass, até agora na Ucrânia.
Apesar das sanções da comunidade internacional, com especial relevância no caso da União Europeia e dos Estados Unidos, a invasão russa continua.
A intenção de Putin é derrubar o atual presidente, Zelensky, e ocupar todo o território ucraniano. O cerco às grandes cidades não para, os feridos e mortos no conflito já são contados aos milhares. Além dos milhões de pessoas deslocadas em busca de refúgio.
Entenda mais sobre a Primeira Guerra Mundial: https://brainly.com.br/tarefa/41223470